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Se você tem uma empresa e ainda não está nas redes sociais, precisa começar a investir nessas plataformas desde já. O Facebook se tornou um grande canal de comunicação e possibilita que empresas dos mais diversos portes e mercados realizem uma comunicação muito mais efetiva com seus consumidores.

Ele permite que as empresas se relacionem com seus consumidores de forma direta e transparente, com diálogos bilaterais, além de ter a possibilidade de trabalhar com um SAC 3.0. E mais: a plataforma também permite anunciar a vender produtos diversos, o que pode ser uma excelente alternativa para empresas que querem alcançar cada vez mais pessoas.

Quer aprender mais como vender pelo Facebook e quais são os recursos oferecidos pela ferramenta? Continue a leitura.

Quais são os principais recursos oferecidos pelo Facebook?

O Facebook disponibiliza diversos recursos para a criação de anúncios feitos pelas empresas. Existem anúncios laterais, de feed, em vídeo, dinâmicos, estáticos e outros modelos que podem variar de acordo com os interesses da sua empresa e da sua estratégia.

No entanto, os dinâmicos estão trazendo novos recursos que prometem ajudar cada vez mais esses comerciantes, com alternativas muito mais focadas e que permitem segmentar cada vez mais as suas campanhas. Vamos conhecer alguns deles?

Disponibilidade local

Os anúncios dinâmicos permitem, hoje, que os comerciantes façam anúncios para mostrar para as pessoas quais serviços e produtos estão disponíveis em uma loja perto de onde estão, por meio do uso do localizador de lojas.

Nesse contexto, se você tem uma pequena loja em uma avenida, por exemplo, é possível levar o anúncio para as pessoas que estão mais próximas daquela região, aumentando suas chances de fechar negócio.

Resumo dos produtos

Também existe um recurso muito interessante que apresenta o resumo de produtos que estão hospedados no Facebook, para oferecer ao cliente todas as informações necessárias sobre aqueles itens sem precisar sair do aplicativo.

Para as empresas, é fundamental ter esse resumo completo com todas as informações relevantes sobre o produto, garantindo que seus clientes encontrem todas as respostas que procuram dentro da plataforma.

Marketplace do Facebook

O marketplace nada mais é do que uma rede que conecta diferentes lojistas com seus possíveis consumidores. Grandes empresas já abraçaram essa ideia e o Facebook passou a disponibilizar essa alternativa para os comerciantes.

Se a sua empresa está vendendo online ou pretende começar esse processo de migração para as lojas virtuais, essa pode ser uma excelente alternativa.

Como vender pelo Facebook?

Para aprender a vender pelo Facebook, é preciso ter alguns cuidados. Existem detalhes que são cruciais e fazem toda a diferença.

Antes de trabalharmos as estratégias dentro da plataforma, é importante reforçar a necessidade de conhecer o seu público e saber exatamente o que ele está procurando em uma empresa como a sua: quais são os melhores argumentos de venda, a linguagem adequada e o tipo de conteúdo que buscam dentro dessas plataformas sociais.

Entender o seu consumidor e as demandas do mercado vão guiá-lo durante toda a sua estratégia de marketing, permitindo que você realmente conquiste resultados eficientes.

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Dito isso, é hora de entrarmos na seara do Facebook. Vamos lá?

Crie e/ou personalize sua página

O primeiro passo para vender pelo Facebook é criar ou personalizar sua página. O perfil empresarial da sua empresa na plataforma precisa ser bem trabalho e contar com informações relevantes, como uma boa foto de capa e de perfil, informações sobre a sua loja, localização, telefone, horário de funcionamento e outros detalhes que são de interesse do seu público.

Nessa página, também é importante compartilhar conteúdos coerentes com as dúvidas e necessidades dos seus consumidores. Lembre-se sempre de deixar a proposta de valor do seu negócio clara em cada ação de comunicação, para manter todas as ações interligadas e realmente eficientes.

Escolha a forma de vender

Como dito anteriormente, o Facebook disponibiliza diversas formas de vender. Para o comerciante, é preciso analisar qual é a mais interessante para o seu público-alvo e como trabalhar em cada uma delas.

Pode ser interessante, também, variar as formas de vendas, podendo atingir cada vez mais pessoas de forma segmentada e bem direcionada.

Adicione e crie coleções de produtos

Para melhorar as vendas pelo Facebook e usar o marketplace da plataforma, é necessário adicionar produtos e criar coleções para que o consumidor consiga consultar todos os detalhes a respeito desses itens no momento da compra.

É possível fazer um resumo sobre cada produto, então não deixe esse recurso de lado. Aproveite para mostrar as informações mais importantes para seus consumidores.

Promova a sua marca

Trabalhar a reputação da sua empresa na internet é fundamental para que as pessoas conheçam o seu negócio e consigam se lembrar da sua empresa como uma boa alternativa no momento de compra.

Defina a identidade visual do seu negócio, a linguagem que será trabalhada e a proposta de valor e, com isso, crie as ações de comunicação para promover sua marca e reforçar seu nome no mercado, transformando-se em uma referência para os consumidores.

O segredo de uma comunicação bem feita é manter a recorrência e ser alinhada tanto com a identidade e proposta de valor quanto com as necessidades dos consumidores.

Converse com o seu consumidor

Desenvolver a habilidade de conversar com o consumidor e captar informações estratégicas para o seu negócio é fundamental.

O consumidor também vai aproveitar o Facebook para tirar dúvidas, esclarecer alguns detalhes e até fazer reclamações. Por isso, é papel do profissional conseguir prestar um atendimento diferenciado, tirar dúvidas, esclarecer questionamentos e gerenciar possíveis crises que possam surgir — e tenha certeza de que surgirão.

Se você é um empreendedor, está na hora de aprender a trabalhar com a internet e usá-la a seu favor. Um curso profissionalizante pode ser uma excelente opção para começar a vender pelo Facebook sem cometer erros de principiantes, dessa forma aumentando sua rentabilidade e conquistando mais clientes.

A Cetesc tem um curso profissionalizante de Facebook Marketing que já ajudou diversos empresários a mudar suas realidades. Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato conosco.

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