Powered by Rock Convert

O trabalho com solda sempre atraiu Reginaldo e ele finalmente decidiu que é hora de aprender esse ofício. Ele está em busca de um curso e uma oportunidade no mercado, mas, ao mesmo tempo, está preocupado com a sua segurança. Ele ouviu dizer que a rotina pode ser muito perigosa e quer entender melhor como preservar sua segurança no dia a dia. Para ele, é fundamental conhecer os EPIs para mecânico soldador.

A soldagem é um processo de grande importância na indústria, mas deve ser realizada seguindo alguns cuidados para prevenir acidentes e prejuízos à saúde do profissional. Os EPIs são Equipamentos de Proteção Individual obrigatórios na realização desse trabalho e vão resguardar diferentes partes do corpo contra queimaduras, cortes, lesões ou traumas.

Conheça quais são os principais e qual a função de cada um continuando a leitura!

Máscaras

A máscara de solda é um dos EPIs obrigatórios para o profissional dessa área. Ela protege todo o rosto contra queimaduras e outros acidentes. Além disso, deve possuir proteção ultravioleta contra a radiação da solda.

Além dela, é preciso utilizar também a máscara de proteção respiratória. Ela é indicada para filtrar o ar e impedir a entrada de gases tóxicos no organismo, assegurando que o trabalhador não desenvolva problemas respiratórios a médio e longo prazo.

Sapatos de segurança

O soldador lida com materiais pesados, por isso Reginaldo deve tomar muito cuidado com os pés. Os calçados de proteção ou perneiras precisam ser usados durante todo o turno e, além de evitar o choque de objetos, eles também preservam pés e pernas contra queimaduras.

Powered by Rock Convert

Luvas de proteção

Outro EPI indispensável para o trabalho com solda é a luva de proteção, normalmente feita com fio térmico ou forro especial. Ela vai oferecer resistência ao forte calor dos equipamentos, além de evitar cortes ou perfurações com os materiais manuseados. Ela é acompanhada do mangote, feito para envolver os braços do funcionário.

Protetor auricular

No seu dia a dia como soldador, Reginaldo também ficará exposto a um alto nível de ruídos. Para cuidar de sua audição, o protetor auricular é mais um dos EPIs obrigatórios. Existem muitos modelos no mercado, que podem variar de acordo com o volume dos ruídos do ambiente, e a empresa deve fornecer o mais adequado para o seu funcionário.

Avental

Depois de proteger rosto, pés e mãos, sistema respiratório e ouvidos, Reginaldo deve complementar sua segurança com um avental. Feita de raspa, essa vestimenta envolve toda a parte da frente do corpo para manter o trabalhador fora de risco.

Touca árabe

Apesar de a parte da frente da cabeça já estar coberta pela máscara, o mecânico soldador precisa cuidar da nuca, das orelhas e dos cabelos. Para isso, o EPI recomendado é a touca árabe.

Os EPIs para mecânico soldador devem ser fornecidos pelo empregador a todos os seus funcionários, e a indústria que não segue a regulamentação está sujeita à cobrança de multas e indenizações. Já para o trabalhador, o risco é maior: não utilizar EPIs corretamente pode levar a acidentes, ferimentos graves e problemas sérios de saúde. Porém, aprendendo o ofício corretamente e ficando atento a essas regras, Reginaldo pode investir nessa carreira de uma vez por todas, sem medo de se ferir.

Quer saber mais sobre essa carreira? Conheça o curso de soldador!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário