Powered by Rock Convert

Nos dias de hoje, ter uma área de informática e tecnologia da informação é essencial para qualquer empresa. Não por acaso, é um dos ramos da economia que mais cresce no mundo inteiro. Foi pensando nisso que Henrique, buscando qualificação para o mercado de trabalho, decidiu se tornar um profissional de informática. Isso porque entendeu a necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos como diferencial competitivo.

Henrique conseguiu recolocação profissional e se você, assim como ele, deseja mudar de vida, acompanhe o post e saiba como tornar-se um profissional de TI qualificado. 

Dominar um segundo idioma (de preferência, o inglês)

Muitos dos termos utilizados no segmento de TI são em inglês e, por isso, Henrique se sentiu na obrigação de ter um conhecimento relevante sobre o idioma. Alguns detalhes como a forma correta de se pronunciar cada palavra, ou até mesmo a conversação, podem ser trabalhados ao longo do tempo. Porém, Henrique sabe que é necessário dedicar-se em aprender a forma certa de dizer e, principalmente, escrever.

Afinal, sempre que ele tiver dúvidas na realização de uma tarefa, e for necessário fazer algum tipo de consulta na internet, muito dos conteúdos mais completos que ele encontrará, estarão em inglês.

Além disso, a maioria dos softwares utilizados também tem o idioma britânico como base para seus comandos e funções. Henrique entende que o domínio do idioma não foi tão trabalhado durante o seu curso superior e, portanto, esse aprendizado deve partir de iniciativa própria.

Powered by Rock Convert

Saber trabalhar em equipe

Henrique sempre ouvia que o profissional de TI tem um comportamento mais recluso e é pouco sociável, em função de uma metodologia de trabalho mais organizada e sistemática. Porém, ele sabe muito bem que atualmente não há espaço para o profissional de informática que não saiba trabalhar em equipe, escutar e discutir ideias de terceiros. É extremamente necessário saber dialogar e interagir com os colegas de empresa.

É essencial ter em mente que cada negócio tem seu próprio método e que não há sempre um modo exato de executar as operações. Por isso, Henrique sabe a importância de ser flexível e capaz de trabalhar em conjunto, para poder se destacar entre os demais concorrentes.

Demonstrar interesse por aprender mais

Como foi falado no início do texto, a área de informática e tecnologia da informação está sempre em avanço e desenvolvimento. Por conta disso, Henrique, enquanto profissional da área, buscou atualizações constantes e compreendeu melhor as inovações relevantes para o ramo.

Desde que teve essa percepção, Henrique procura ter disciplina e aplicá-la para que, com o auxílio da internet e toda a informação que ela nos traz, tornar-se um profissional autodidata. Ele também procurou realizar cursos profissionalizantes para se manter qualificado. Assim, destacou-se no mercado de trabalho com mais segurança e possibilidades de crescimento na carreira.

O mercado de trabalho é bastante competitivo e exigente. Portanto, se você deseja ser um profissional de informática ativo, faça como o Henrique. É muito importante que busque desenvolver características e qualificações que o destaque dos demais.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para continuar conosco e descubra algumas vantagens de se profissionalizar e estudar informática.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário