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Você já ouviu falar em rapport? Lucas também nunca tinha escutado o termo, mas, ao descobrir que se tratava de um conjunto de ações que poderiam transformá-lo em um vendedor implacável, resolveu estudar o conceito e colocar em prática suas estratégias.

As mudanças proporcionaram uma verdadeira guinada na carreira do profissional. Lucas, que antes considerava insatisfatório o seu desempenho na área de vendas, passou a conquistar clientes fiéis, que confiam em seu trabalho. Isso, claro, se refletiu no aumento de sua renda e em sua independência financeira.

Quer entender melhor o que é rapport e como colocar essa estratégia em prática? Continue a leitura de nosso post e, assim como Lucas, torne-se um vendedor implacável!

Descubra o que é rapport

A palavra rapport vem do verbo francês rapporter, cuja tradução pode ser entendida como relacionamento. O conceito, muito usado na área de psicologia, consiste em um conjunto de ações que contribui para gerar empatia e um bom relacionamento com outras pessoas.

Aplicado na área de vendas, o rapport gera confiança por parte do comprador. Isso facilita a abordagem do vendedor e contribui para o fechamento de bons negócios. A técnica pode ser utilizada tanto por quem trabalha na área de vendas quanto por empreendedores que precisam divulgar e vender a ideia de seu negócio.

Vale frisar, no entanto, que o uso do rapport como técnica de vendas não é uma manipulação. Aplicado de forma adequada, ele facilita a aproximação entre as pessoas, simplifica o diálogo e pode ou não levar à conclusão do negócio.

Com o interlocutor aberto ao diálogo, sempre é mais fácil finalizar a venda, certo? Nesse sentido, o rapport é uma forma de derrubar as barreiras iniciais e se aproximar dos clientes.

Confira como usar o rapport para melhorar as vendas

Para Lucas, a estratégia do rapport vem dando muito certo! Vamos, com ele, conferir algumas dicas sobre como aplicar o conceito no seu dia a dia.

1. Técnica do espelhamento

Essa é uma das práticas mais famosas do rapport. A ideia é espelhar o comportamento da pessoa para gerar maior aproximação. Observe como seu cliente se comunica, seu tom de voz, sua postura, e procure agir de maneira semelhante.

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Vale o mesmo se os contatos forem por escrito. Seu cliente abrevia palavras, usa gírias ou jargões profissionais, ou ainda, insere emojis nas mensagens? Adotar comportamentos semelhantes vai facilitar a interação entre vocês.

Mas tome cuidado para não exagerar. Você não deve perder a naturalidade!

2. Postura, tom de voz e gesticulação

Seu cliente fala alto, é brincalhão e gesticula muito? Então, sinta-se à vontade para agir da mesma forma, facilitando a interação. Por outro lado, se notar uma pessoa mais tranquila e comedida, baixe o tom de voz e procure gesticular menos.

A pessoa é formal? Evite se aproximar com algum tipo de brincadeira ou contato físico. Essas táticas farão com que seu cliente se sinta mais confortável e, portanto, mais aberto ao diálogo.

3. Pesquise as preferências do cliente

Uma forma de gerar empatia é descobrir interesses comuns. Pesquise hábitos e preferências de seu cliente, olhe suas redes sociais e descubra se têm conhecidos, atividades ou outras coisas em comum. Com tais informações, você poderá fazer uma abordagem mais personalizada.

Só tome cuidado para não exagerar e parecer invasivo! Essa prática deve gerar aproximação, não o receio, por parte do cliente, de estar sendo perseguido pelo vendedor.

4. Mantenha o bom humor

Qualquer que seja o perfil de seu cliente, mantenha sempre o bom humor. Afinal, ninguém quer se aproximar de uma pessoa negativa. Um sorriso e um bom atendimento geram empatia e o cliente se sente mais confortável e aberto para conhecer as vantagens do produto ou do serviço em que está interessado.

Adotando essas práticas, é possível criar uma atmosfera de confiança e harmonia, facilitando o relacionamento e deixando o cliente à vontade para evoluir o diálogo para a venda do produto. O rapport melhorou muito a performance de Lucas, não apenas nas vendas, mas também em todos os seus relacionamentos pessoais!

Inspire-se no sucesso dele e torne-se, você também, um vendedor implacável!

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