Powered by Rock Convert

Com os avanços da tecnologia em empresas de diversos segmentos e a necessidade de aprendizado contínuo, o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo. Para manter o emprego e evoluir, é essencial buscar bons cursos para desenvolver novas competências.

Pensando nisso, preparamos um post especial para você conhecer as habilidades necessárias para se tornar um profissional de sucesso. Apresentaremos a história de Marcos, que, com muito afinco e persistência, transformou-se em um exemplo para os seus colegas.

Sem mais delongas, vamos conhecer as habilidades e competências que ele desenvolveu para se destacar e a importância dos cursos profissionalizantes em sua formação!

Empatia

Marcos sempre estudou muito, alimentando a sua curiosidade com muitas leituras sobre o seu ramo de atuação. Seu trabalho exigia uma boa dose de trabalho em equipe, então ele sabia que tinha que desenvolver as relações interpessoais para se dar bem.

E como ele fez isso? Bom, Marcos se transformou naquele colega de trabalho com quem você pode contar sempre. Isso porque ele foi capaz de desenvolver empatia: a capacidade de se colocar no lugar dos outros, entendendo os seus problemas e buscando soluções.

Essa é uma característica fundamental do profissional de sucesso. Esse tipo de colaborador não quer se isolar e trabalhar de forma autônoma, ganhando elogios individuais. Pessoas como o Marcos priorizam o desenvolvimento coletivo.

Isso resulta em produtividade e bons resultados para a empresa, mas não se resume a isso: exercer a empatia é ótimo para o networking, essencial para aqueles que querem manter boas relações em seu ramo. Afinal, quem não quer trabalhar com alguém que está sempre a postos para ajudar?

Motivação

A motivação é outra característica inegável do profissional de sucesso. Para crescer dentro da sua área de atuação, é preciso se sentir estimulado quanto ao trabalho executado. Um trabalhador estagnado tende a se tornar ultrapassado em pouco tempo, colocando em risco a continuidade da sua carreira.

Marcos tinha bastante motivação, uma vez que havia concluído cursos profissionalizantes de alto nível. Isso fez com que ele conhecesse bem o seu ramo de atuação e o que precisava aprender para continuar evoluindo. Ao buscar formação de qualidade, também conseguiu conhecimento sobre o mercado como um todo.

Além disso, como todo profissional de sucesso, Marcos encontrava diferentes formas de motivação em seu trabalho, que não se resumiam a aumentos no salário ou férias. Os próprios desafios diários eram bastante estimulantes, transformando a rotina de trabalho em um ambiente bastante animador para ele.

Isso só foi possível por meio da busca de uma empresa que oferecesse os melhores cursos para direcionamento de carreira. Dessa forma, ele conseguiu mapear do que realmente gostava e se concentrar naquilo.

Flexibilidade

Qual profissional é mais valioso para uma empresa: aquele que conta com apenas uma especialidade, demonstrando pouco interesse por trabalhos similares, ou o colaborador que está sempre em busca de aprendizado e qualificação? Qual deles tem mais chances de manter uma carreira de sucesso?

Powered by Rock Convert

No mercado atual, as empresas dão pouco valor a colaboradores estagnados, que só sabem realizar um tipo de tarefa e se interessam apenas por aquilo. Não à toa, o conceito de lifelong learning faz tanto sucesso, principalmente na área de tecnologia: trata-se daquele profissional que busca o aprendizado contínuo.

Marcos sabia disso. Antes mesmo de conseguir um emprego, tratou de enriquecer o seu currículo com cursos profissionalizantes de áreas similares à sua paixão: a gestão de TI. Dessa forma, tornou-se um profissional habilitado para encarar diferentes tipos de tarefas e desafios, gerando mais valor agregado para a sua empresa.

Ele sabe que o profissional de sucesso está aberto a mudanças e às necessidades de um mercado de trabalho dinâmico. Assim, aqueles trabalhadores que demonstram pouca vontade de continuar aprendendo se tornam obsoletos rapidamente.

Produtividade

Ok, você tem a motivação, o conhecimento, a capacidade de se colocar no lugar do outro… mas e quanto à produtividade? Juntando todas as suas características positivas e a sua formação, o que você consegue entregar, de fato, à empresa?

Marcos sabia que obter uma formação de alto nível era imprescindível, mas era apenas o começo. O que o maravilhou mesmo foi notar que todas aquelas habilidades aprendidas trouxeram uma produtividade elevada dentro do ambiente de trabalho.

Após meses e até anos de estudo, a recompensa tinha chegado. A empresa teve até mesmo que aposentar o prêmio de “Profissional do Mês”, ou teriam que renomeá-lo para “Marcos”. Ele não somente agregou valor à companhia, mas também inspirou todos os seus colegas a melhorar junto e entregar mais resultados.

Resiliência

Mencionamos que Marcos tinha um interesse grande por tecnologia e gestão. Agora, imagine o que seria de sua carreira se ele acabasse desistindo após o primeiro desafio complicado de programação? Provavelmente teria se encaminhado para uma carreira mais fácil, mas que traria pouca realização e muita frustração.

Assim, a resiliência foi outro componente crucial para a sua jornada nos estudos e, posteriormente, no mercado de trabalho. A cada obstáculo, Marcos se agarrava à sua capacidade de adaptação e recuperação para superar os desafios.

Com o tempo, isso o tornou um profissional bastante equilibrado, que não cedia ao desânimo facilmente. Os seus colegas viam aquele comportamento e se sentiam bem mais motivados a continuar batalhando também. Todos passaram a ver um momento de abatimento como um aprendizado para o futuro.

Bem, como pudemos ver no artigo, um profissional deve desenvolver diversas habilidades e competências para triunfar. É importante notar que o sucesso está diretamente atrelado ao conhecimento: assim, é fundamental investir em cursos de alto nível.

É possível desenvolver vantagens competitivas para se destacar dentro do ramo de atualização escolhido. Ser um profissional de alto nível, como Marcos, só se torna possível com formação adequada e dedicação aos estudos.

O CETESC oferece os melhores cursos profissionalizantes do mercado, com formações para diferentes áreas: é possível se tornar um especialista em gastronomia, gestão de TI, administração comercial, fotografia digital… a lista vai longe.

E aí, gostou do post e quer conhecer os melhores cursos profissionalizantes para direcionamento de carreira? Então, aproveite a visita e entre em contato conosco agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário