Iniciar um processo de definição da pretensão salarial pode parecer um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Mas tenha calma! É muito mais simples do que aparenta ser. Isso sem falar que, quando se deixa essa parte de lado, muitos impactos negativos passam a afetar o processo seletivo.

Sendo assim, é muito importante que a pretensão salarial seja feita e o mais importante: que seja feita da melhor forma possível. Para isso, é importante seguir certas orientações sobre o que se deve ou não fazer durante todo o processo.

Neste post, falaremos um pouco mais a fundo sobre a pretensão salarial e daremos algumas orientações. Boa leitura!

Quais são as orientações que devo seguir?

São várias as orientações que podem ser seguidas. Agora, listaremos algumas das principais e que, com toda certeza, vão ajudá-lo a alcançar um bom resultado.

Pesquise a média salarial

Uma das coisas mais importantes é ir atrás de dados que indiquem quanto os profissionais da sua área de interesse e com sua experiência estão ganhando. Comece pesquisando o piso salarial do cargo que deseja em relação ao tamanho da empresa, seja ela pequena, grande ou média.

Outra ação que pode ser feita nessa etapa é tentar conversar com alguns colegas. Por se tratar de algo um pouco pessoal, é importante tomar cuidado para não realizar certas perguntas invasivas. Tente perguntar o quanto a pessoa pode informar como pretensão salarial para a vaga em questão. Assim, é bem provável que ele responda com base nas experiências profissionais que teve, dando uma boa noção do salário.

Analise o seu custo de vida

Para que um valor fiel se estabeleça, é importante levar em conta o custo de vida da região em que pretende trabalhar. Para isso, é fundamental ficar muito atento para não pedir um valor muito alto. Pessoas que trabalham em grandes capitais normalmente terão um salário maior do que outros profissionais da mesma área, mas que atuam no interior, já que o custo de vida é variável em cada cidade.

Ter ciência de todos os custos fixos que você terá é muito importante para conseguir definir um salário que consegue suprir todas as suas necessidades.

Lembre-se de levar em conta a sua experiência

O momento em que você se encontra na sua carreira também deve estar de acordo com a sua pretensão salarial, e é muito importante se atentar a isso. Caso você seja iniciante, as empresas geralmente oferecem o mínimo que já é definido para cada categoria — ou seja, o famoso “piso salarial”. Porém, se você já tem uma experiência maior dentro do ramo em questão, a pretensão salarial também tem de ser maior.

Entenda o seu status no mercado

Outro fator que influencia na sua pretensão salarial é a situação em que você se encontra dentro do mercado. Caso você esteja desempregado por um tempo, por exemplo, é melhor que fique mais próximo da média salarial. Porém, caso você esteja empregado e em negociação com uma outra empresa, aí é possível solicitar um valor um pouco acima da média.

Considere os benefícios

Quando for necessário falar sobre a sua pretensão salarial, é importante que você se assegure de ter checado quais são os tipos de benefícios oferecidos pela empresa contratante. Isso deve ser visto com antecedência.

Caso a empresa ofereça um vale-refeição que esteja abaixo da média em relação a região em que está situada, será necessário considerar que parte do seu salário se destinará a cobrir os gastos com a alimentação. Logo, sua pretensão salarial também aumenta.

O que não fazer em minha pretensão salarial?

Para ter sucesso na definição da sua pretensão salarial, também é muito importante se atentar a certos pontos que devem ser evitados. Isso porque são questões que podem diminuir ou até mesmo acabar com suas chances de conseguir a vaga. Sendo assim, veja o que deve ser evitado ao pensar em sua pretensão salarial.

Esteja atento para não ficar abaixo do valor de mercado

A regulação da oferta salarial do mercado acontece conforme a demanda por profissionais em cada setor. Sendo assim, é importante pesquisar sobre a oferta de concorrentes com a mesma qualificação que você. Também é importante que você nunca solicite menos do que o mercado oferece para tentar ter mais chances de ser escolhido, pois isso não garante vaga alguma.

Atente-se em não exigir valores muito altos

Solicitar um valor muito alto, imaginando uma negociação por um valor mais baixo por parte do empregador durante a seleção também não é uma estratégia muito boa. Na verdade, isso é algo que tem grandes chances de fazer com que você perca sua tão sonhada vaga. Quando alguém age assim, a empresa entende que você não vai se contentar com menos do que o proposto, então acabam nem tentando fazer uma proposta a você.

Como um curso profissionalizante pode impactar em minha faixa salarial?

Quando se está decidindo qual faixa salarial requisitar em sua pretensão, é necessário analisar vários fatores, os quais já foram citados anteriormente. Alguns deles podem aumentar a remuneração a ser solicitada, outros podem diminuí-la. Sendo assim, é importante ir atrás de tudo o que pode agregar ainda mais valor à sua ficha e cursos profissionalizantes fazem parte disso.

A educação e atualização constantes tornam os profissionais muito mais qualificados, já que agregam mais habilidades às suas capacidades. Em geral, os cursos profissionalizantes são bem creditados pelos contratantes, já que fazem de você um colaborador que conseguirá suprir melhor as necessidades da empresa. Além disso, cursos possibilitam a você aumentar sua pretensão salarial.

A pretensão salarial é fundamental para o profissional que está tentando ingressar no mercado, ou até mesmo para aquele que já é mais experiente e está querendo trocar de empresa. Por isso, é de suma importância que ela seja feita da melhor maneira possível, dando muito mais possibilidades de ser contratado e com o salário mais justo possível, de acordo com a situação em que você se encontra profissionalmente.

Esperamos que o artigo tenha sanado as suas dúvidas em relação a como definir a sua pretensão salarial. Também recomendamos que nos siga em nossas redes sociais, assim você sempre ficará por dentro de assuntos como o deste tópico. Estamos no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram.

Escreva um comentário