Powered by Rock Convert

Hoje vamos falar sobre um assunto que causa dúvida em muita gente: como melhorar o networking profissional e usá-lo para crescer na carreira? A nossa abordagem, no entanto, não será só apresentar informações. Decidimos contar a história de Alice, que fez uso desse recurso para conseguir uma grande oportunidade na área de comunicação corporativa.

Mesmo sendo tímida, recém-formada e, inicialmente, desconhecendo o significado de networking, Alice sabia que era preciso fazer algo para conseguir destaque. Independentemente de sua idade, experiência ou área de atuação, você pode fazer o mesmo. Acompanhe o nosso relato e descubra como!

O que é networking profissional?

Logo no início de sua carreira, Alice se deparou com a palavra networking. Por não fazer a menor ideia do significado do termo, ela resolveu pesquisar sobre o assunto. A conclusão foi que o conceito representa a criação de uma rede de contatos para o trabalho. Achando a explicação muito simplificada, a jovem profissional decidiu ampliar suas buscas.

Foi então que chegou a uma definição mais completa: trata-se da relação de pessoas com interesses mútuos, em que os envolvidos dão e fornecem apoio. A partir daí, Alice entendeu que conhecer indivíduos que compartilhem dos mesmos interesses que ela é a oportunidade perfeita para encontrar muitas portas abertas na sua jornada.

No entanto, a criação de um bom networking profissional envolve alguns passos. Alice seguiu todos eles e, após fazer isso, conseguiu crescer na carreira. Quer descobrir o que ela fez? Continue com a leitura!

Como melhorar o networking profissional?

Veja, a seguir, as principais decisões de Alice que permitiram que ela alcançasse o sucesso:

Criar coragem

Alice descobriu que o primeiro passo para ser bem-sucedida em um networking profissional é criar coragem. Se ela não fizesse algo diferente para conhecer pessoas e encontrar possibilidades, tudo continuaria igual. Mesmo sendo tímida e pouco conhecida em sua área de atuação, isso não a impediu de fazer um cartão de visitas e distribui-lo em workshops e demais eventos relacionados a sua formação.

Powered by Rock Convert

Nas redes sociais, ela resolveu tirar as ideias do papel e criar conteúdos no LinkedIn. Quando identificava alguém que chamava a sua atenção, Alice mandava e-mails e fazia questionamentos para aprofundar o conhecimento e também relatar a própria experiência.

Ser persistente

Por mais que Alice tenha encontrado formas de estabelecer conexões, sua rede de contados não cresceu da noite para o dia. Ela foi devagar, construindo a sua reputação gradativamente. A cada evento conversava com algumas pessoas e os seus textos, pouco a pouco, despertavam o interesse de mais profissionais.

Mesmo que no início ela não tenha visto resultados de seu esforço, ela sabia que, em longo prazo, estava construindo boas oportunidades. Por nem um segundo ela desanimou, separando momentos diários para investir no seu objetivo, como se fosse parte de seu trabalho. Quer saber qual foi o resultado? Contaremos daqui a pouco.

Ressaltar suas qualidades

Definir objetivos é essencial para progredir. Sem uma projeção, há o risco de você ficar perdido, trocando ideias vagas com os novos contatos. Quando decidiu que queria vivenciar uma história diferente e promissora, Alice determinou seu objetivo: trabalhar em uma grande empresa com computação gráfica e design. Então, ela fez cursos de aprimoramento e direcionou o seu foco, passando a frequentar eventos e produzir conteúdo sobre esse assunto.

Sempre que encontrava pessoas com interesses comuns aos seus, ela falava sobre novidades na área, discutia soluções e apresentava uma visão madura e realista sobre o mercado. Sem parecer arrogante, ela explorava suas qualidades. Passados alguns meses, Alice recebeu uma proposta para atuar em uma multinacional.

O que acha de fazer o mesmo que Alice e construir o próprio networking profissional? Os resultados serão muito promissores. Defina o lugar que você quer chegar e use esse recurso para conseguir. Só depende de você!

Para descobrir outras histórias como essa, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário