Powered by Rock Convert

Responder à pergunta “qual é o seu objetivo profissional?” parece fácil, mas não se engane. Muitas pessoas perdem valiosas oportunidades na carreira justamente por não saberem replicar da maneira correta esse questionamento, que é muito frequente em uma entrevista de emprego e nos currículos.

Para explicar melhor essa situação, vamos analisar a história do Márcio. Ele procurava por um trabalho, mas não respondeu o seu objetivo profissional da forma adequada, o que acarretou sua eliminação de um processo seletivo logo na primeira fase, pois o recrutador entendeu que as suas expectativas não condiziam com a realidade da empresa. Afinal, o objetivo profissional é a porta de entrada para um novo emprego.

Após a sua eliminação, Márcio ficou inconformado e buscou por informações sobre o tema. Se você deseja conhecer o que ele aprendeu, acompanhe o post e confira todos os detalhes!

Qual é o conceito do objetivo profissional?

O primeiro passo de Márcio foi descobrir o que é exatamente o objetivo profissional. Em suas pesquisas, ele descobriu que nada mais é do que aquilo que se deseja para a própria carreira. Dessa maneira, a informação indica em qual posição o profissional pretende chegar. Ser supervisor, líder, gestor ou ter um cargo executivo são exemplos de metas de carreira, ou seja, de objetivos profissionais de uma pessoa.

O objetivo profissional é uma das informações mais valiosas de um currículo e pode ser visto pelo recrutador tanto como algo positivo quanto como um ponto negativo, pois explica quais são as expectativas do candidato e o que ele está buscando.

Ao perceber que se trata de uma das informações mais relevantes no currículo de todas as pessoas (tanto das que estão em busca do primeiro emprego quanto das que já têm anos de experiência), Márcio percebeu que preencher o objetivo profissional da forma correta é fundamental para se destacar entre os demais candidatos e garantir a vaga desejada.

Para não errar, ele parou para refletir e fez ainda mais pesquisas antes de começar a escrever uma frase que seja condizente com suas ambições, até mesmo porque é preciso elaborar um texto curto, em média com uma ou duas linhas.

Qual é a importância do objetivo profissional?

Depois de conhecer o conceito de objetivo profissional, Márcio percebeu que deve ter foco para o futuro e pretensões bem definidas, pois dessa maneira o recrutador pode identificar de forma mais ágil e certeira se ele se encaixa no perfil da vaga oferecida. Além disso, um profissional que sabe em qual posição deseja chegar transmite muito mais credibilidade para as empresas.

Márcio também descobriu que as pessoas que desejam mudar o ramo de atuação devem redobrar a atenção ao preencher o objetivo profissional, pois nesse caso ele se torna ainda mais importante. Isso ocorre porque é fundamental enxergar o momento como uma passagem para algo maior e uma oportunidade para mostrar ao contratante qual a sua intenção nesse novo segmento e o que o motivou a escolher o ramo.

Contudo, como falamos, é essencial que todos esses passos sejam feitos de maneira sucinta, sem muitos detalhes e evitando explicações longas. Também é importante evitar frases genéricas e clichês, pois os recrutadores buscam por candidatos originais, transparentes e que sabem o que pretendem atingir.

Powered by Rock Convert

Ao analisar esses passos, Márcio percebeu o quanto eles são imprescindíveis, pois quando enviava currículos nos quais o objetivo não condizia com a realidade da vaga, era simplesmente eliminado do processo seletivo. Isso porque as suas expectativas de carreira não estavam alinhadas com as funções do cargo que estava sendo oferecido.

Quais são os erros que os candidatos mais cometem ao descrever o objetivo profissional?

Como vimos, existem passos que devem ser seguidos para acertar no currículo. Agora, vamos ver quais são os erros mais comuns que Márcio cometia (e muitos outros candidatos ainda cometem) ao descrever o objetivo profissional. Confira!

Não especificar a área de atuação

É fundamental especificar a área de atuação, no entanto, isso não quer dizer que há a necessidade de colocar o cargo pretendido — item que inclusive deve ser evitado, uma vez que é comum que um profissional se encaixe em mais de uma função dentro de uma mesma empresa.

Assim, após conhecer essa dica, Márcio passou a especificar o cargo apenas nos casos em que a empresa está ofertando apenas uma vaga específica. Nas demais situações, percebeu que o ideal é pontuar somente a área de atuação.

Usar um objetivo genérico para diversas empresas ao enviar o currículo

Como cada vaga tem suas peculiaridades, Márcio passou a escrever um objetivo diferente para cada currículo que ele enviava. Ele adotou essa postura porque é importante que o conteúdo da mensagem esteja de acordo com a descrição da oportunidade em aberto.

Assim, atualmente Márcio busca especificar de maneiras diferentes o seu objetivo, visando destacar os seus aspectos que mais condizem com os da empresa em questão.

É válido ressaltar que é importante lembrar-se de alterar as demais informações relacionadas com a área de interesse e não somente o campo destinado ao objetivo profissional.

Não elaborar um currículo simples

Ao elaborar um currículo, é importante ser específico e ir direto ao ponto de uma maneira simplificada, sem utilizar frases longas e com diversos detalhes, pois o objetivo nesse caso é justamente ser simples.

Além disso, é comum que os candidatos disparem currículos para todos os lados — assim como Márcio fazia —, mas essa não é uma boa estratégia. Por isso, ele começou a pensar em seu plano de carreira e elaborou um objetivo específico, pois percebeu que os contratantes valorizam o profissional que sabe em qual lugar pretende chegar.

Se você deseja fazer como o Márcio — que conseguiu um novo emprego depois que passou a preencher o objetivo profissional da maneira correta —, atualize o seu currículo e coloque em prática as nossas dicas para conquistar um novo trabalho. Além disso, buscando aprimorar-se ainda mais para o mercado de trabalho, Márcio realizou um curso profissionalizante, item que também contribuiu para que ele conseguisse a função dos seus sonhos. Essa também é uma ótima opção!

Se você gostou das dicas que encontrou neste post, inscreva-se na newsletter para receber os nossos novos conteúdos!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário