Powered by Rock Convert

Muitas dúvidas surgem na hora em que é preciso elaborar o currículo perfeito para aquela vaga especial. Sabemos que é preciso usar a linguagem adequada e transmitir as informações mais importantes para obter sucesso em um processo seletivo, mas qual é o modelo de currículo que vai permitir isso?

Dependendo do seu objetivo, há várias opções à disposição que permitem enfatizar as atividades acadêmicas, a formação profissional ou, ainda, a experiência em empregos anteriores. Escolha o que melhor se adapte às suas necessidades e objetivos e, em qualquer uma delas, aplique as dicas que daremos a seguir! Acompanhe!

Selecione informações relevantes

Em um passado não muito distante, um fato muito comum nas empresas era perceber o volume dos currículos recebidos quando uma vaga era anunciada e o processo seletivo era iniciado. Às vezes, esses currículos ultrapassavam três páginas, e isso era visto como fator positivo, pois demonstrava a experiência do candidato.

Porém, atualmente, essa ideia não vale mais, pois houve muitas alterações na maneira de avaliar e perceber características desejáveis pelas empresas ao buscarem por um talento. Entre elas, podemos citar liderança, extroversão e proatividade, que podem muito bem substituir a experiência.

Além disso, os recrutadores não têm mais tempo para ler currículos extensos e, por isso, valorizam aqueles que apresentam as informações mais relevantes de acordo com a vaga ofertada. Quais são elas? Confira:

  • nome e dados de contato (endereço completo, números de telefone e e-mail): dessa forma a empresa pode contatá-lo por qualquer um dos meios;
  • objetivos profissionais: o cargo que deseja ocupar, o setor em que você se encaixa etc.;
  • histórico de trabalho: se tiver experiência relevante ou na mesma área da posição pretendida, informe no currículo, junto com o tempo de duração de cada uma;
  • formação acadêmica: normalmente, apenas a mais recente deve ser colocada.

Caso você não tenha experiência, não se apavore! Destaque, no currículo, os cursos que você já fez (profissionalizantes, línguas, capacitação), as habilidades que você desenvolveu e os trabalhos voluntários já realizados. Certamente, essas informações serão de interesse do recrutador.

Além disso, haverá outras etapas de seleção (entrevistas, dinâmicas etc.), então não fique ansioso para mostrar todas as suas qualidades no primeiro momento: seja simples, direto e objetivo para apresentar suas habilidades no currículo!

Powered by Rock Convert

Atente ao uso da norma culta

Agora que você já sabe que “tamanho não é documento” e seu currículo precisa ser enxuto, não vai escrever o texto de qualquer maneira, não é? Sendo assim, o conteúdo precisa estar muito bem-desenvolvido, em linguagem clara, coesa, coerente e correta — adequada à norma culta da língua.

Isso significa que sempre vale a pena pedir a uma pessoa com domínio nessa área para fazer uma boa revisão no seu currículo, assim você não passa vergonha diante do possível contratante. Lembre-se de que um erro de ortografia ou de concordância pode pesar muito nessa hora e até mesmo tirar você da disputa.

Cuide da apresentação do currículo

O texto deve ser formatado, isto é, ter suas características formais dispostas de forma apresentável e que proporcione uma boa leitura do currículo. Destacamos, a seguir, alguns padrões que podem ser seguidos na elaboração do seu documento:

  • espaçamento entrelinhas: 1,5;
  • espaçamento entre parágrafos: automático;
  • alinhamento: justificado;
  • tipo e tamanho da fonte: Arial ou Times New Roman 12.

O importante é que esses elementos estejam padronizados — não misture fontes nem use efeitos em excesso (negrito, itálico etc.). Seu currículo pode acabar parecendo uma árvore de Natal. Use com sabedoria os recursos do editor de textos e, quando possível, recorra a um bom modelo de currículo para conseguir um destaque positivo!

Se for entregar o documento pessoalmente, em versão impressa, também é necessário que o papel esteja limpo, sem dobras ou amassados. A primeira impressão é a que fica, e esse cuidado diz muito sobre o seu zelo.

Esses elementos não podem ser deixados de lado, não importa o modelo de currículo escolhido. Ele precisa ser correto e bem-apresentado e trazer todas as informações relevantes para o processo seletivo.

Agora que você já sabe como elaborar um currículo adequado à sua necessidade, compartilhe este artigo com seus amigos nas suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário