Powered by Rock Convert

A quantidade de brasileiros desempregados já supera 12 milhões de pessoas de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se você faz parte dessa estatística, saiba que um curso profissionalizante será um diferencial para a sua recolocação.

Cláudia, que concluiu o ensino médio há alguns anos, fazia parte do grande número de pessoas em busca de uma oportunidade. Sem especialização, no entanto, suas chances estavam ficando cada vez mais escassas. Depois de muitas recusas, a jovem percebeu que precisava investir mais em sua formação.

Cursar uma faculdade não era uma opção viável para Cláudia, já que ela não podia esperar quatro ou cinco anos para conseguir uma colocação. Então ela percebeu que fazer um curso profissionalizante poderia ser a saída que procurava.

Quer saber o que Cláudia fez e como essa história termina? Continue a leitura deste post e descubra!

Entenda por que fazer um curso profissionalizante

A qualificação é um diferencial importante na hora de buscar um emprego. Além de ensinar um novo ofício, o curso profissionalizante faz com que o candidato se destaque em uma entrevista de emprego. Afinal, o empregador vai entender que a pessoa está investindo em capacitação e tem o desejo de aprender mais!

Cláudia, a personagem que motivou o nosso post, procurou uma escola profissionalizante reconhecida na sua cidade e analisou as diversas possibilidades, buscando um curso que se encaixasse nas suas expectativas. Ela descobriu que existem opções em diversas áreas e que os cursos são criados de acordo com pesquisas que mostram as tendências de mercado.

A jovem escolheu um curso na área de design e percebeu que a proposta dessa formação é inserir o aluno o mais rapidamente possível no mercado de trabalho. Ela também notou que existem opções que contribuem para a formação de quem deseja empreender e já tem planos para seguir novos caminhos no futuro.

Com a formação, Cláudia conseguiu sair das estatísticas de desempregados e conquistou a sua independência. Venha conhecer mais benefícios dos cursos profissionalizantes!

Confira as vantagens dos cursos profissionalizantes

Além de ser um caminho mais rápido e objetivo para conquistar renda e independência profissional, fazer um curso profissionalizante também é uma oportunidade de ter contato com profissionais que atuam na área em que você deseja trabalhar, fortalecendo o seu networking e possibilitando conhecer melhor a realidade do mercado.

Além desses aspectos, descubra outras vantagens de fazer um curso profissionalizante.

1. Pontapé inicial na carreira

O curso profissionalizante qualifica você para entrar no mercado de trabalho. Como a metodologia dos cursos é objetiva, o aluno está apto para começar a atuar na área desejada em pouco tempo.

Vale lembrar que os cursos têm duração curta, em geral de poucos meses, garantindo a formação em um período menor de tempo. Por ser um curso mais rápido, também é mais econômico, uma vez que o aluno não precisará arcar com mensalidades elevadas por vários anos.

Powered by Rock Convert

2. Maior empregabilidade

Ao elaborar a grade de cursos, as escolas profissionalizantes buscam as principais tendências de mercado, de olho nas profissões mais promissoras e necessárias. Isso garante maior chance de emprego aos alunos qualificados.

3. Conhecimento que agrega teoria e prática

Como são cursos rápidos e mais objetivos, o foco é nas ações e qualificações necessárias para exercer a função. Diferentemente de uma faculdade, em que o aluno estuda diversos temas dentro da área de atuação escolhida, o curso profissionalizante vai direto ao ponto, ensinando de maneira prática o que o aluno precisa saber para exercer a profissão escolhida.

Isso não quer dizer que sejam cursos superficiais, pelo contrário. Tanto na parte teórica quanto na prática, o curso profissionalizante capacita o aluno para a profissão escolhida. E, se ele quiser adquirir mais conhecimentos no futuro, existem cursos complementares que garantirão maior valorização profissional.

4. Curso complementar

Um aspecto interessante dos cursos profissionalizantes é que eles não dependem da formação tradicional. Até mesmo um aluno que ainda não tenha concluído o ensino médio pode realizar um curso profissionalizante.

Do mesmo modo, alguém que já tenha se graduado no ensino superior também pode buscar um complemento no curso profissionalizante. Esse tipo de formação é indicada para vários perfis de alunos:

  • jovens em busca do primeiro emprego;
  • pessoas de qualquer idade que desejam aperfeiçoar habilidades ou aprender uma nova função;
  • profissionais que desejam mudar de área de atuação;
  • profissionais já formados que precisam atualizar seus conhecimentos em determinadas áreas;
  • empreendedores que precisam de mais conhecimento e motivação para gerir o seu negócio.

5. Maior personalização

Diferentemente das faculdades, os cursos profissionalizantes geralmente formam turmas com um número reduzido de alunos. Isso permite que os professores dediquem atenção diferenciada a cada um dos participantes, orientando sobre suas necessidades específicas e garantindo o melhor aproveitamento do conteúdo proposto.

6. Diferencial no currículo

Com o certificado de conclusão de um curso profissionalizante no currículo, o profissional consegue se destacar no mercado mostrando a sua qualificação e também o seu interesse em investir na carreira.

O curso profissionalizando também é um diferencial para quem tem menos de 18 anos e deseja entrar no mercado por meio do programa Jovem Aprendiz. Esse programa, criado pela Lei do Aprendiz, regulamentada em 2005, estabelece que todas as empresas de médio e grande porte devem ter entre 5% e 15% de sua mão de obra formada por aprendizes.

Jovem Aprendiz ou não, o fato é que ter uma certificação no currículo, sem dúvida, é um diferencial para que você se torne um profissional reconhecido no mercado de trabalho.

Faça como a Cláudia, que investiu em um curso profissionalizante na área em que desejava atuar e conquistou uma boa vaga! Agora, com renda e qualificação, ela já está de olho em novas oportunidades de complementar os estudos e garantir ainda mais sucesso na carreira.

Mas, lembre-se, é fundamental procurar uma instituição de qualidade e reconhecida no mercado para realizar o curso! Pesquise na sua cidade ou região as melhores opções, consulte os profissionais do mercado para saber quais instituições são mais valorizadas e invista em um curso profissionalizante que garanta o seu desenvolvimento profissional da melhor maneira.

Gostou do nosso post e quer se inspirar no sucesso conquistado pela Cláudia? Então, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer melhor a nossa grade de cursos!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário