Powered by Rock Convert

De acordo com dados da 11ª edição do Guia Salarial da Robert Half, um estudo anual realizado pela empresa de recrutamento e seleção, o mercado de trabalho em 2019 promete um período de planejamento e reestruturação para profissionais e empregadores.

Por isso Renato, buscando entender as perspectivas para o ano e, assim, buscar a melhor direção para tirar proveito dessa situação e se recolocar no mercado de trabalho, pesquisou sobre o assunto. A partir de agora, vamos dividir com você o que ele descobriu sobre o tema. Confira!

Quais são as profissões em destaque no mercado de trabalho em 2019?

Em suas buscas, Renato percebeu que os setores farmacêuticos e do agronegócio prometem ficar em alta em 2019, assim como os segmentos de bens de consumo e da indústria automotiva, que crescem desde o ano passado.

As áreas de engenharia, finanças e contabilidade, vendas e marketing, recursos humanos, alimentos, bebidas e tecnologia também têm perspectiva de crescimento e, consequentemente, podem contratar diversos novos funcionários nesse ano.

Quais são as competências exigidas?

O mercado de trabalho em 2019 tem procurado por profissionais completos, flexíveis e resilientes, que se adaptam aos diversos cenários que possam ser impostos a eles. Habilidades como boa capacidade de aprendizado e conhecimento amplo em diversas áreas também são valorizadas.

Powered by Rock Convert

Assim, para manter-se atualizado o tempo todo, Renato costuma prestar atenção nas notícias sobre a área em que atua, bem como busca se atentar sobre as novas tecnologias e metodologias de trabalho que surgem em seu ramo e aprende a utilizá-las.

Ter um bom currículo, com cursos em sua área de atuação, é igualmente fundamental. Os cursos profissionalizantes — que costumam ter a grade curricular montada de forma mais atualizada do que as formações mais longas, como as graduações — são muito valorizados pelo mercado de trabalho atualmente e permitem que o trabalhador se especialize e aprimore o seu conhecimento em alguma área de seu interesse de maneira eficaz.

Como será o processo de recrutamento?

Em 2019, a tecnologia de automação promete ser ainda mais utilizada pelos profissionais de Recursos Humanos durante o processo de recrutamento. Dessa maneira, Renato se candidatou em diversas plataformas de recrutamento automatizadas, como os sites de emprego, que localizam os candidatos mais adequados para vagas em aberto de forma mais eficiente.

Entretanto, Renato não deixou completamente de lado o currículo impresso e ainda o distribui sempre que tem oportunidade, além de manter o seu perfil no LinkedIn atualizado.

Viu só como mercado de trabalho em 2019 promete oferecer grandes oportunidades? Contudo, apenas as pessoas que se preparem conseguirão aproveitar plenamente essa chance.  Por isso, faça como o Renato e se matricule em curso profissionalizante para aprender sobre algum assunto do seu interesse e aprimorar o seu currículo. Dessa maneira, você estará mais apto do que os demais candidatos e tem maior probabilidade de se dar bem!

Se você gostou do nosso post, divida conosco e com os nossos outros leitores, por meio dos comentários, o que você espera profissionalmente do seu ano de 2019 e qual curso profissionalizante você gostaria de realizar.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário