Bill Gates, que levou fama de homem mais rico do mundo por muitos anos, permanece sendo uma lenda. O norte-americano é uma grande referência em termos de empreendedorismo, inovação tecnológica e criatividade.

Conhecer sua história é entrar em contato com um tipo de mentalidade na qual podemos nos espelhar para crescer, tanto do ponto de vista profissional como do ponto de vista pessoal. Mesmo que sua área de atuação não tenha a ver com informática, as lições dessa história certamente lhe serão úteis.

Pensando em unir informação e um pouco de entretenimento, vamos dar algumas dicas baseadas na curiosa história de Bill Gates. Vamos lá?

1. Agarre as oportunidades únicas

Uma das mais célebres histórias de nosso protagonista é a de quando comprou de uma pequena empresa norte-americana o programa que veio a se tornar o MS-DOS, conhecido dos usuários antigos de computadores e base do próprio Windows, maior marca da empresa de Bill Gates.

Ele gastou uma quantia irrisória na época e, em cima disso, construiu um verdadeiro império. Na época, nem ele mesmo poderia dizer as consequências de sua escolha, mas havia uma consciência de que essas ações poderiam trazer bons frutos. Isso não ocorre simplesmente por intuição, mas envolve uma leitura inteligente das conjunturas de mercado e do potencial de seu trabalho.

2. Tenha o hábito da leitura

Livros são uma fonte segura e inesgotável de conhecimento. De fato, a informação, hoje, expandiu-se, multiplicando as formas de acesso e a diversidade de conteúdo. Ao mesmo tempo, esse oceano de informação pode ser superficial e difuso na maioria dos casos, trazendo, na mídia do livro, um encontro com um tipo de conhecimento mais sólido.

Obviamente, existem muitas obras e autores pouco privilegiados no que diz respeito ao valor de suas obras, mas, para isso, servem a pesquisa e as indicações! Bill Gates sempre foi um grande entusiasta de leitura, fazendo recomendações constantes em seu blog pessoal.

Qual foi o último livro marcante que leu? Aqueles que leem frequentemente são mais criativos, expandem seu vocabulário e entram em contato com verdadeiros tesouros de nossa cultura!

3. Pense em seu trabalho para além do lucro

A questão da ideologia não pode mais simplesmente ser ignorada pelas empresas e gestores. Todo profissional deve ter, em sua prática, um compromisso social e ético que proporcione um direcionamento em suas ações. Isso significa que o dinheiro é um motivador esvaziado de sentido, principalmente se essa for a sua única meta.

É até engraçado falar sobre ética e ideologia em um texto sobre o “homem mais rico do mundo”. Mas será que esses pólos, aparentemente antagônicos, na verdade, não estão interconectados? Bill Gates sempre teve em sua trajetória uma preocupação com a educação e o acesso amplo à informação.

Preocupe-se com o aproveitamento social do que está sendo feito em seu negócio. Para além de um sentimento humanitário, esse é um pensamento que visa a desenvolver tanto a empresa e o profissional como o meio no qual estão inseridos. A partir dessa preocupação, pode haver trocas entre esses atores e promoção de uma evolução coletiva.

4. Aprenda a programar

A grande paixão de Bill Gates sempre foi a programação. Caso não saiba, é o trabalho com códigos para gerar programas, aplicativos, jogos etc. Todo o funcionamento de um computador se dá por meio deles, portanto, trata-se de um conhecimento que tem altíssima demanda no mercado.

Mesmo que jamais pretenda trabalhar com isso, é um conhecimento útil para desenvolver o intelecto e a capacidade de resolução de problemas. Existem bons sites com conteúdo gratuito com princípios básicos de linguagens de programação — não custa experimentar.

Caso tenha interesse em se aprofundar, você pode buscar um curso presencial, dedicar-se aos estudos e, quem sabe, não chegar próximo de Bill Gates um dia? Não é exagero dizer que o mundo é dos programadores, e ainda é tempo de se juntar a esse grupo crescente de profissionais. Tente aplicar, pelo menos, um desses pontos em seu cotidiano e você verá a diferença. Eles tratam de temas universais, que, se incorporados e levados a sério, podem alavancar qualquer trajetória!

Agora, leve esse conhecimento a outras pessoas compartilhando o texto em suas redes sociais!

Escreva um comentário