Powered by Rock Convert

Você deve saber que a leitura amplia o vocabulário, auxilia na escrita e também desenvolve a fluência verbal, não é mesmo? Em vista disso, ler mais traz diversos benefícios pessoais e sociais, uma vez que ajuda a sociedade a ser mais consciente.

Assim sendo, ao criar uma rotina de leitura em sua casa, você inspira seus filhos a lerem mais também, pois “o exemplo é o melhor educador”. Se estiver interessado nesta conversa, continue a leitura e conheça 5 dicas para ler mais no dia a dia e motive as crianças a fazerem o mesmo!

1. Evite as distrações

A leitura é um excelente exercício para o cérebro, tendo em vista que exige a decodificação da escrita, a compreensão do significado das palavras, a interpretação de expressões, além de promover a memorização.

Logo, o hábito de ler mais torna-se algo muito melhor quando eliminamos tudo que tira nossa atenção. Por isso, livre-se daquilo que distrai na hora da leitura, como celular, música, conversa, entre outras coisas.

2. Defina interesses

Antes de começar a ler, pergunte-se qual é o motivo que o leva para o texto. Afinal, há muitos deles para recorrer aos conteúdos, sejam eles escritos, audiovisuais etc.

O primeiro passo para obter bons resultados é definir a principal razão pela qual optou por aquele tema. Procura por uma informação específica? Quer saber mais sobre determinado assunto? Os motivos podem ser variados, no entanto é importante saber quais são os que fazem com que você abra um livro!

Powered by Rock Convert

3. Mantenha livros ao seu alcance

É necessário manter a mente estimulada com materiais escritos em suas mais diversas naturezas, promovendo o diálogo constante entre o que já se sabe e novas informações.

Uma boa dica é manter sempre conteúdos ao seu alcance, tais quais livros, revistas e plataformas digitais que permitam o aproveitamento de algumas horas do dia para obter mais conhecimento a fim de se manter atualizado.

4. Estabeleça horários

Reserve um horário mais ou menos fixo para ler todos os dias. Pode ser antes de dormir, no final da tarde ou após o almoço. O importante é manter esse ritual como algo sagrado, indo para um lugar tranquilo, com a televisão e o celular fora de alcance!

5. Compartilhe experiências

Por mais fascinante que seja o hábito de ler, muitas vezes nos esquecemos dele. Embora a leitura seja um hábito solitário, ela também pode ser vista como um passatempo coletivo. Pais leitores motivam os filhos a serem leitores também, e compartilhar nossas experiências literárias com a família será sempre um momento prazeroso.

Então, outra dica para ler mais é conversar sobre livros e reunir os filhos para compartilharem suas impressões sobre aquilo que estão lendo no momento.

Agora que você já sabe como ler mais, mostre para seus filhos que esse hábito é saudável e deve nos acompanhar pela vida toda. Não há dúvidas de que a leitura enriquece o ser humano em todos os sentidos!

Se gostou do conteúdo, siga a CETESC no Facebook e no Instagram e fique por dentro das nossas novidades!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário