Começar um novo curso ou buscar capacitação profissional é um grande passo para quem quer alavancar a carreira. No entanto, a rotina diária de trabalho pode ser difícil de conciliar com a dedicação aos estudos.

Esse era o principal desafio de Raquel, que tinha uma carga horária elevada de trabalho, gastava muito tempo no trânsito e não via a possibilidade de encaixar um curso profissionalizante em sua rotina. Qual foi a solução para o problema de Raquel? Gerenciamento de tempo!

Hoje vamos contar a história dela para mostrar que conciliar estudo e trabalho é perfeitamente possível — é tudo uma questão de organização! Quer saber quais são as dicas da Raquel? Continue lendo!

Use agendas e calendários

Organização é a palavra-chave. Raquel percebeu que, para dar conta de todas as tarefas, precisaria organizá-las bem e anotar tudo para não se esquecer de nada. Ter uma agenda é fundamental para anotar os compromissos e prazos de cada dia. Já o calendário semanal é excelente para montar um panorama da semana.

Faça listas

Escreva tudo o que você precisa fazer, depois organize as tarefas por importância e prioridade. Raquel gosta de fazer listas de tarefas todas as noites antes de dormir, assim já consegue ter ideia de como será o dia seguinte e acorda pronta para começar.

Organize o tempo

Raquel sai de casa às 8h30 e gasta meia hora de ônibus para chegar ao trabalho. Ela trabalha até 18h e, em seguida, vai direto para a aula. Para aproveitar bem o tempo, Raquel decidiu acordar às 6h da manhã e fazer boa parte das atividades do curso antes de sair para trabalhar.

Ela também aproveita o tempo no ônibus para ler e gosta de descansar um pouco no horário de almoço. Aos fins de semana, Raquel divide seu tempo entre os estudos e o lazer e, assim, consegue fazer tudo o que precisa sem deixar o descanso e a saúde de lado.

Use o celular a seu favor

O celular nem sempre atrapalha a concentração, ele pode ser uma ótima ferramenta se for usado da maneira certa. Existem inúmeros aplicativos de organização e controle de tempo, como o Trello, que Raquel usa. Pesquise e encontre aquele que melhor atende às suas necessidades.

Mantenha o foco

De nada adianta toda a organização se você não estiver disposto a seguir suas próprias regras — esse foi um dos principais aprendizados que ajudaram Raquel a ter sucesso na nova rotina. É preciso manter o foco na hora de estudar e deixar as distrações para o momento adequado, assim você terminará o dia com a sensação de dever cumprido!

E aí, gostou das dicas da Raquel? O gerenciamento de tempo é uma ferramenta poderosa para ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais. Seja para potencializar seu rendimento atual ou para começar uma nova carreira, qualquer passo ficará muito mais fácil se você tiver organização.

Agora, que tal continuar o aprendizado e saber um pouco mais sobre o momento certo para começar em uma nova carreira?

Escreva um comentário