Powered by Rock Convert

Manuela, que sempre gostou de cozinhar, estava insatisfeita com o seu salário e enfrentando dificuldades para pagar todas as suas contas. Ela viu no ramo da gastronomia uma oportunidade para mudar de vida e obter renda extra, uma vez que todos ao seu redor costumavam elogiar a sua comida.

Para se inteirar sobre o tema, ela buscou pelas tendências para o mercado de gastronomia e começou a trabalhar de sua própria casa produzindo e vendendo os alimentos mais procurados pelos clientes. Quando iniciou os seus estudos sobre o assunto, descobriu que existem diversas possibilidades e áreas de atuação no ramo da gastronomia, o que proporciona flexibilidade e autonomia aos profissionais do setor.

Neste texto, dividimos com você as tendências para o mercado de gastronomia que Manuela descobriu em suas pesquisas. Se você tem interesse no assunto, acompanhe o post!

Alimentação saudável

Atualmente, as pessoas se preocupam cada vez mais com a saúde e buscam uma melhor qualidade de vida por meio da alimentação saudável. Portanto, a demanda nessa área cresce acima da média.

Manuela percebeu que investir em receitas e produtos livres de glúten e lactose, por exemplo, é uma boa opção. As opções orgânicas (alimentos livres de agrotóxicos e cultivados sem fertilizantes químicos) também costumam fazer sucesso entre os consumidores que se preocupam com a saúde, assim como as saladas especiais (que muitas vezes equivalem a uma refeição completa) e as comidas vegetarianas.

Tendência de gourmetização

Manuela analisou que o ramo da alimentação gourmet cresceu muitos nos últimos anos, uma vez que o nível de exigência dos clientes aumentou. Assim, a gourmetização é mais uma das tendências para o mercado de gastronomia!

Buscando entrar nesse nicho do mercado, ela percebeu que é possível fazer receitas diferentes com pratos tradicionais substituindo os ingredientes comuns por itens mais sofisticados. Isso é possível até mesmo no tradicional e famoso brigadeiro — e a receita da Manuela costuma fazer sucesso —, que em sua versão gourmet ao invés utilizar o achocolatado, leva chocolate belga.

Atuação em restaurantes ou eventos

As pessoas que pretendem atuar de forma integral na gastronomia podem trabalhar na cozinha de restaurantes, como auxiliar ou chefe de cozinha, recebendo um salário fixo e, dependendo do local de trabalho, tendo a possibilidade de cozinhar refinados pratos.

Powered by Rock Convert

Também há espaço para quem deseja trabalhar com eventos, como casamentos e formaturas, uma vez que essas comemorações costumam servir refeições e, para tanto, contratam algum serviço gastronômico.

Oportunidades para empreender

Quem deseja empreender e ser dono do seu próprio negócio também tem inúmeras possibilidades de atuação no mercado da gastronomia.

Para tanto, é possível abrir o seu próprio restaurante, trabalhar com entregas ou até mesmo oferecer o seu produto na porta do cliente.

Possibilidade de trabalhar de casa

Ainda é possível trabalhar de casa fazendo doces ou comidas congeladas, por exemplo. Atualmente, é dessa maneira que Manuela trabalha e obtém bons resultados.

Além disso, nessa modalidade é possível conciliar a gastronomia com outra ocupação, pois não é preciso se dedicar integralmente à cozinha — é possível até mesmo vender os produtos em seu local de trabalho.

Comer em restaurantes muitas vezes sai caro, por isso investir no ramo das comidas congeladas é uma excelente opção. Dessa maneira, as marmitas são promissoras, pois dão autonomia para o cliente comer em casa ou no trabalho, no horário em que quiser, sem precisar cozinhar e gastando pouco.

Os doces também são uma excelente opção e costumam vender bastante, afinal, ninguém resiste a esse mimo após as refeições.

O que você achou das tendências para o mercado de gastronomia que apresentamos? Como vimos, existem diversas possibilidades de atuação nessa promissora profissão que segue em expansão.

Se você se interessou sobre o assunto, faça como a Manuela e busque por um curso profissionalizante de gastronomia para aprofundar os seus conhecimentos e atuar na área de maneira especializada!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário