Júlia quer melhorar as finanças e desenvolver novas habilidades profissionais. Ela sabe que, para isso, é importante investir nos estudos. No entanto, sempre surge uma dúvida: faculdade ou curso profissionalizante? Qual é a melhor alternativa para as suas necessidades?

Entender essa diferença permitirá que Júlia faça a escolha certa, encontrando as soluções mais interessantes para ela. Dessa forma, terá muito mais tranquilidade para definir a melhor opção e aproveitar os ensinamentos apresentados.

Quer entender as diferenças entre faculdade e curso profissionalizante e em quais situações cada um deles é mais adequado? Continue a leitura!

Faculdade ou curso profissionalizante: qual é melhor?

Esse é um questionamento comum. Para descobrir a melhor alternativa é preciso entender como essas modalidades funcionam, quais são as suas vantagens, quando elas são indicadas, e muito mais.

Como funciona a faculdade?

A faculdade oferece cursos de graduação que têm duração mínima de quatro anos. Apesar do tempo mais longo de estudo, o foco desse modelo de educação está em questões teóricas, que apresentam conceitos e diversos autores para os alunos.

As faculdades têm longa duração e são reconhecidas pelo MEC. Alguns cursos, inclusive, envolvem estágio obrigatório. Nesses casos, é comum que toda a parte prática venha desses estágios e não do ensino dentro de sala de aula.

Como funciona o curso profissionalizante?

Os cursos profissionalizantes, por outro lado, têm curto período de duração e buscam desenvolver habilidades específicas, focadas no mercado em que o aluno pretende se aprimorar.

Por terem curta duração, costumam ser cursos muito mais focados na parte prática do ensino, pois precisam entregar o máximo de conhecimento em um período menor. Os cursos profissionalizantes não costumam ter certificação do MEC.

Por que o curso profissionalizante pode ser mais interessante?

Entre faculdade ou curso profissionalizante, qual é melhor? Para Júlia, que tem urgência e quer melhorar seus lucros o mais rápido possível, os cursos profissionalizantes representam a opção mais interessante.

Menor tempo de duração 

Se compararmos o tempo total dos cursos da faculdade com o dos cursos profissionalizantes, veremos que a segunda opção tem duração muito menor, o que se adéqua às necessidades de Júlia. 

Os cursos profissionalizantes são pautados na urgência do aluno. Sabemos que existe a necessidade de aprender rápido para começar a aplicar esse conhecimento no mercado de trabalho.

Por isso, você conseguirá encontrar cursos profissionalizantes com tempos de duração variados. É importante ressaltar que a baixa carga horária não significa ausência de qualidade, apenas que o curso se baseia na praticidade e na agilidade para entregar informações mais direcionadas aos alunos.

Foco na parte prática

Uma coisa é certa: a faculdade foca bastante em teorias. Quem já fez um curso superior sabe que a parte prática é apenas a cereja do bolo e que toda a base de estudos gira em torno de teorias e conceitos.

Por isso, quando pensamos no curso profissionalizante, ele se torna uma alternativa excelente por focar na parte prática da área de atuação. De forma eficiente e diferenciada, ele aprimora as competências necessárias para enfrentar o mercado de trabalho.

Desenvolvimento de novas habilidades

O desenvolvimento de novas habilidades é um dos maiores benefícios do curso profissionalizante, e Júlia sabe disso. É justamente o foco na prática e nas novas tendências do mercado que garantirá a ela o preparo para realizar as tarefas do dia a dia.

Por ser um curso voltado a determinado segmento de mercado, as exigências no que diz respeito às novas capacidades são maiores, estimulando ainda mais o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de Júlia no dia a dia.

Orientação diferenciada

Sem dúvidas, os cursos profissionalizantes têm uma orientação diferenciada para o mercado de trabalho. Como estão focados na parte prática do ensino, é possível que os alunos aprendam as melhores estratégias e transformem as ações de acordo com as necessidades e as novas demandas do mercado.

Menor custo

Com finanças apertadas, Júlia precisa analisar seus investimentos e gastos com muito cuidado. Felizmente, os cursos profissionalizantes têm menor custo. Isso permite que ela tenha um bom aprendizado e desenvolva competências por um valor muito menor que o da mensalidade de um curso na faculdade.

Se você tem pouca verba para investir no desenvolvimento de novas habilidades, os cursos profissionalizantes se tornam excelentes alternativas.

Preparação para o mercado

Os cursos profissionalizantes têm muito mais dinâmica, já que podem ser adaptados e readequados às novas necessidades do mercado sempre que necessário. Essa possibilidade permite que você estude os temas e as alternativas mais recentes, preparando-se para conquistar seu espaço no cenário profissional.

Rapidez na conclusão

Se, assim como Júlia, você tiver urgência para concluir a formação e começar a aplicar as novas habilidades no mercado de trabalho, o curso profissionalizante pode ser uma excelente alternativa.

Além de todos os benefícios que citamos, como baixo custo e foco em atividades práticas, esses cursos também têm um período de duração menor, o que faz com que sejam mais indicados a quem quer uma recolocação no mercado ou o aumento da renda.

Para quem o curso profissionalizante é indicado?

O curso profissionalizante é indicado para todas aquelas pessoas que, assim como Júlia, querem desenvolver novas habilidades e conquistar melhores posições no mercado. Em alguns casos, essa formação pode ser usada para aumentar a renda, por meio de atividades extras que melhorem os rendimentos no fim do mês.

Se você tem algum desses objetivos, invista no curso profissionalizante. O segredo é encontrar a instituição ideal para iniciar seus estudos. Uma escola especializada precisa ter variedade, um bom histórico e, principalmente, ser reconhecida pelos alunos como um ótimo investimento.

Por isso, o CETESC pareceu uma boa alternativa para Júlia. Ela descobriu que, além da tradição, a escola está comprometida com os resultados de seus alunos, oferecendo uma gama interessante de cursos que podem se adequar às suas necessidades.

Escolher entre uma faculdade ou curso profissionalizante pode parecer uma tarefa difícil. Felizmente, agora você sabe em quais casos ambas opções são indicadas e pode tirar o melhor proveito dessa experiência.

Para encontrar as melhores alternativas de cursos, entre em contato conosco e veja quais são as opções disponíveis!

Escreva um comentário