Você tem vontade de assumir novos desafios, mas não sabe qual caminho seguir? É um bom momento para fazer um Plano de Desenvolvimento Individual, ou PDI. Mateus, um jovem como você, que recentemente concluiu o ensino médio, também tinha muitos questionamentos sobre seu futuro e resolveu preparar esse planejamento.

Dúvidas como prestar vestibular, buscar especialização técnica ou mesmo empreender tiravam o sono de Mateus. Com o PDI, ele conseguiu enxergar com maior clareza os seus objetivos e qual carreira queria seguir.

Com isso, o jovem desenvolveu potencialidades e percebeu vários pontos falhos, tanto em sua formação quanto em outros aspectos pessoais, como autonomia e autoconfiança. Essa percepção foi essencial para o desenvolvimento de sua carreira.

Essa história parece familiar? Mateus é uma figura fictícia, mas a situação por ele vivenciada é mais que real. Se você também tem dúvidas sobre onde quer estar no futuro, acompanhe neste artigo como o PDI ajudou nosso personagem a vencer essa etapa.

Entenda o que é o PDI

O PDI nada mais é do que um planejamento que ajuda a identificar suas potencialidades e suas metas, direcionando suas ações para que os objetivos sejam atingidos.

Com o PDI, Mateus, o nosso personagem, percebeu que, para conseguir um emprego de acordo com suas expectativas, seria necessário investir em aperfeiçoamento profissional. O planejamento ajudou a perceber as áreas com as quais ele tinha maior afinidade e mostrou o que fazer para conseguir chegar lá.

E você, sabe onde quer estar dentro de alguns anos? Ao fazer o planejamento, você conquistará maior autoconhecimento e saberá quais caminhos deve trilhar para alcançar suas metas.

Saiba como fazer um PDI

O direcionamento do PDI funciona como uma escada, na qual cada degrau é uma barreira vencida para atingir o topo. Assim, em cada etapa, o indivíduo consegue entender melhor o que precisa fazer para atingir seus propósitos e tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades.

Ao longo do planejamento, vários aspectos de personalidade e comportamento devem ser trabalhados, como motivação, autonomia e inteligência emocional. Confira o passo a passo para fazer seu PDI!

Defina seu objetivo

É importante refletir sobre quais são seus objetivos pessoais e profissionais, e estabelecer metas para atingi-los. Sabendo aonde você quer chegar, é possível planejar maneiras viáveis de atingir o objetivo.

Reflita sobre suas falhas

Para atingir seus objetivos, é preciso estudar mais, especializar-se ou desenvolver algumas novas habilidades? Analise seus pontos falhos com senso crítico e procure meios de corrigi-los. 

Mapeie suas habilidades

Da mesma maneira que é essencial corrigir falhas, o mapeamento de habilidades é fundamental no processo. Suas aptidões e conhecimento são um diferencial capaz de levá-lo a novas oportunidades.

Coloque em prática

Depois de mapear suas habilidades e identificar falhas, é preciso agir. Se você já tem um objetivo bem definido e sabe o que fazer para chegar até ele, agora é hora de colocar as ações em prática. 

Invista em cursos para capacitação, aprofunde-se na área de interesse por meio de leituras especializadas e participe de eventos e treinamentos que possam ampliar seus conhecimentos. Com isso, além de aumentar suas competências, você também desenvolve uma rede de relacionamentos na área em que deseja se especializar. 

Analise os resultados

Você alcançou seus objetivos dentro do prazo estipulado? Se isso não aconteceu, é hora de pensar no que faltou para atingir as metas. Mensurar os resultados é sempre uma ótima oportunidade para refletir sobre os objetivos e etapas que precisam ser vencidas para atingi-los. 

Ter um PDI permite que você mantenha o foco, mesmo diante dos obstáculos, e ajuda na construção de uma mudança com bases mais sólidas. É necessário sair da zona de conforto para conseguir a realização profissional ou transformar atitudes prejudiciais ao seu dia a dia e relacionamentos.

O nosso personagem Mateus conseguiu uma promoção na empresa em que já trabalhava depois de identificar a necessidade de investir no aperfeiçoamento profissional e desenvolver competências como autoconfiança e capacidade de liderança. Você também fará o mesmo seguindo seu PDI personalizado.

Agora que você já entendeu a importância de ter um PDI e como prepará-lo, siga nossas redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) e fique por dentro de todas as novidades para seu aperfeiçoamento profissional.

Escreva um comentário