Powered by Rock Convert

Luís é um estudante que está quase terminando o ensino médio e precisa urgentemente de renda e independência. Ele pode pensar que sua única alternativa para se estabelecer enquanto profissional é cursando uma graduação. Luís acredita que, apenas depois desses quatro a cinco anos de estudo, poderá se tornar um verdadeiro profissional — o que não é verdade.

Esse aluno, prestes a se formar no ensino médio, tem outra ótima opção para conseguir adquirir sua própria renda e independência. O curso profissionalizante é um meio ágil e eficaz de se qualificar e inserir no mercado de trabalho.

Tal curso é voltado para quem quer conseguir um emprego de forma rápida e escapar das armadilhas do ensino e das formações. O rapaz de nossa história é reflexo da situação de inúmeros jovens, talvez até mesmo da sua! Com Luís, neste artigo, vamos aprender por que o curso profissionalizante é uma ótima alternativa para o início de sua carreira.

O que são os cursos profissionalizantes?

Os cursos profissionalizantes existem em diversas modalidades e áreas, sendo voltados à preparação do aluno para uma rápida inserção no mercado. Seu foco principal é na prática e no conhecimento técnico necessário para que você realize uma função rentável, de modo seguro e responsável.

Se está procurando por longas discussões teóricas e debates acadêmicos, esse não é o seu lugar. Na modalidade em questão, você verá o aspecto mais prático e objetivo do que quer aprender, sendo possível inclusive flexibilizar o que será ensinado de acordo com suas necessidades.

Os cursos são elaborados a partir das tendências do mercado e das ocupações que têm tido demandas de serviços. Luís é um jovem ávido para começar a trabalhar e construir sua carreira. Ao conhecer mais sobre esse tipo de formação, ele pôde perceber que existem muitas áreas para escolher (certamente alguma delas contempla aquilo com que se identifica mais).

Veja como a lista é diversa:

  • Administração;
  • Vendas;
  • Design;
  • Marketing;
  • Mecânica;
  • Estética e Beleza;
  • Saúde;
  • Gastronomia;
  • Tecnologia e Informática;
  • Desenvolvimento de Softwares;
  • Robótica.

Esses são só alguns exemplos de áreas contempladas por tais formações. Mas há muitos outros campos ou subdivisões, além dos acima descritos, que podem ser acessados a partir de um curso profissionalizante.

Quais são as diferenças entre curso profissionalizante e curso técnico?

Os cursos profissionalizantes, ao contrário dos técnicos, não exigem muitos pré-requisitos para a inscrição do aluno. Isso significa que mesmo uma pessoa que ainda não tenha concluído o ensino médio pode se matricular e profissionalizar em alguma área.

Para Luís, os cursos profissionalizantes são ideais, pois ele poderá estudar e aperfeiçoar seu conhecimento em algumas áreas sem a necessidade de já estar formado no ensino médio. Outra diferença em relação aos cursos técnicos é a necessidade de autorização do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos profissionalizantes são considerados “cursos livres”, por não precisarem passar por esse crivo. Sendo assim, ao concluir o curso profissionalizante, Luís receberá o seu certificado de conclusão sem o selo do Ministério.

Para quem esses cursos se destinam?

Os cursos são voltados para aqueles que desejam adquirir as técnicas e os conhecimentos necessários para desempenhar determinada função. O estudante que descrevemos no primeiro parágrafo é um ótimo candidato para essa formação.

O curso profissionalizante também é recomendado para as pessoas que não têm nenhuma prática profissional ou conhecimento nesse sentido, mas gostariam de adquirir um ofício que pudessem aplicar de modo eficiente.

Essa modalidade também pode ser buscada por aqueles que já trabalham em determinada ocupação, mas desejam refinar sua prática e ter um repertório mais amplo de técnicas. Vale ressaltar que, em tais cursos, é possível aprender pontos valiosos sobre a gestão de um negócio — por menor que ele seja.

Para além da prática em si, com essas formações é possível aprender a valorizar seu trabalho e analisar as melhores táticas para oferecer seus serviços.  

Quem pode fazer os cursos profissionalizantes?

De maneira geral, a modalidade é indicada para quem deseja uma inserção imediata no mercado de trabalho. Essa também pode ser uma boa escolha para a pessoa que já está inserida, mas precisa de uma profissionalização em um assunto ou campo específico, para oferecer atendimentos mais especializados e valorizar o trabalho desenvolvido.

Mas Luís ainda não terminou o ensino médio. Será que ele poderia fazer um curso profissionalizante? A resposta é, simplesmente, sim! Enquanto faz o ensino médio, Luís já tem a possibilidade de se preparar para ingressar na vida profissional por meio de um desses cursos.

Trata-se de uma ruptura com o pensamento tradicional, que estabelece que o profissional valorizado é apenas aquele com uma graduação. Sabe-se hoje, porém, que uma graduação não é garantia de inserção no mercado, sendo que o mais importante é conseguir desenvolver uma prática qualificada e orientada segundo os princípios técnicos adequados.

Powered by Rock Convert

Como saber qual é o curso profissionalizante mais adequado?

Existem vários tipos e modelos de cursos profissionalizantes disponíveis no mercado. Com tantas opções, é comum que os jovens, como Luís, fiquem confusos na hora de escolher. Por isso, os detalhes abaixo precisam ser considerados antes de se tomar uma decisão.

Desenvolva o autoconhecimento

O primeiro passo é desenvolver o autoconhecimento. Nesse momento, analise quais são suas preferências, que tipo de área de atuação o atrai e com o que você gostaria de trabalhar. Entender tudo isso ajuda a nortear sua escolha diante de tantas opções.

Informe-se sobre as diferentes áreas de conhecimento

Ao escolher um curso que faça sentido para suas preferências e habilidades, é preciso identificar quais são as diferentes áreas de conhecimento dentro de cada alternativa. Dessa forma, quando levantar as opções mais atrativas, avalie também que áreas de conhecimento são exigidas em cada uma delas.

Pesquise as profissões de seu interesse

É preciso pensar no futuro para detectar quais são as profissões de seu interesse. Luís, enquanto aluno do ensino médio, certamente já respondeu à clássica pergunta “com o que você quer trabalhar?”. Tendo em mente as áreas de interesse, fica mais fácil analisar os aspectos decisivos para a escolha de um novo curso profissionalizante.

Quais são os benefícios de investir nesses cursos?

Os cursos profissionalizantes podem trazer benefícios diversos para pessoas de todas as idades. Confira alguns deles a seguir.

Qualificação em menos tempo

Estamos falando de uma modalidade que se difere da graduação devido ao menor tempo de duração. Esse fator é muito vantajoso, pois possibilita que o conteúdo seja focado no necessário para exercer determinada função.

Caminho diferente da graduação

A faculdade é pensada de modo que o aluno possa ter uma experiência mais ampla com o campo, passeando por diversos âmbitos da área para que conheça com o que quer trabalhar efetivamente. Nesse caso, muitos dos conteúdos não são utilizados pelo estudante em sua profissão, tornando-se um desperdício de tempo e dinheiro.

Economia na sua formação

Falando em dinheiro, optar pelo curso profissionalizante é uma forma de economizar em sua formação. Ele é muito mais barato do que uma faculdade e pode oferecer possibilidades ainda melhores de inserção no mercado.

Contato com o que há de mais relevante e moderno na área

Outro fator a ser considerado é a atualidade do conteúdo oferecido. Se você estuda em uma instituição reconhecida, certamente terá acesso apenas ao que há de mais atual nos campos em questão.

Certificação em seu currículo

Além disso, ao finalizar uma formação profissionalizante, o aluno terá um certificado que comprova sua proficiência em determinada ocupação. Por isso, é fundamental buscar por uma instituição de qualidade para se qualificar.

Existem profissionais que sabem executar suas funções perfeitamente, mas não conseguem acessar determinadas vagas por não poderem comprovar seu conhecimento. É por isso que ter uma certificação é tão útil. Trata-se de uma maneira de transmitir ao mercado, por meio do seu currículo, suas capacidades e credenciais para executá-las.

Como escolher entre cursos profissionalizantes presenciais e a distância?

Existem várias opções de cursos profissionalizantes disponíveis, sejam eles presenciais ou a distância. Cada uma dessas modalidades tem benefícios que precisam ser considerados antes de se tomar uma decisão.

Presenciais

Os cursos presenciais são aqueles tradicionais, em que é necessário se locomover até o ambiente para a realização das aulas. É comum encontrarmos pessoas que preferem aulas presenciais, uma vez que esse formato permite uma interação muito maior entre alunos e professores, podendo enriquecer ainda mais o aprendizado.

Além disso, com a presença em sala, é possível desenvolver algumas atividades diferenciadas e explorar novas possibilidades ou técnicas de aprendizado.

A distância

Já o ensino a distância pode ser interessante para as pessoas que têm uma rotina muito mais atarefada e restrita. Com esse formato, é possível assistir às aulas por meio de equipamentos como computador, tablet e celular, de onde estiver, desde que haja conexão com a internet. A vantagem mais marcante dessa modalidade é a praticidade e acessibilidade para a realização das aulas.

O mercado de trabalho está em constante mudança, de modo que as transformações ocorrem cada vez mais rapidamente. Luís, um exemplo que reflete a história de muitas pessoas hoje, acabou de se formar no ensino médio e tem um futuro muito mais promissor com essas e outras ofertas de entrada no mundo profissional.

Algumas vezes, perdemos a chance de brilhar em uma carreira porque tememos ser incapazes de realizar determinada função. O curso profissionalizante, por sua vez, é uma ótima forma de saber o que é necessário para trabalhar com a área escolhida.

A história de Luís chamou sua atenção, não é mesmo? Entre em contato conosco e entenda por que somos referência no ensino profissionalizante!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário