Powered by Rock Convert

A educação financeira infelizmente ainda é um assunto pouco abordado. Hoje, é comum encontrarmos uma grande quantidade de brasileiros, de todas as idades, endividados e com uma vida financeira muito bagunçada.

Para mudar essa realidade e criarmos uma nova geração de jovens adultos mais conscientes e com responsabilidade financeira, é preciso começar a educação desde criança, apresentando informações importantes, como o valor do dinheiro, por que conhecer seus gastos, como fazer planejamento e ensinar a separar o que é necessário do que é supérfluo, por exemplo.

Para te ajudar na educação financeira para crianças, separamos algumas dicas práticas que farão a diferença e permitirão que os pequenos realmente aprendam o valor do dinheiro. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura.

Por que a educação financeira para crianças é importante?

Uma coisa é certa: viver traz despesas — e filhos contribuem para o aumento dos gastos da família. Logo, ensinar aos pequenos o valor do dinheiro permitirá que eles cresçam muito mais conscientes de suas responsabilidades, da necessidade do esforço e com um consumo mais controlado e saudável no dia a dia.

As crianças também aprendem a dar mais valor ao que já têm, sem a necessidade de pedir por coisas novas diariamente, por saberem o quanto custa e como é duro conseguir poupar algum dinheiro para realizar sonhos e conquistar objetivos.

Quais são as melhores práticas ao abordar o tema?

Para ensinar educação financeira para as crianças, é possível aplicar várias estratégias. A didática é um fator de extrema importância nesse momento, então ter atividades realmente práticas para o dia a dia dos pequenos pode ser uma forma de reforçar o aprendizado e garantir que realmente entendam o que está sendo ensinado.

Transformar esses aprendizados em brincadeiras e jogos também vai aumentar o interesse das crianças pelo assunto, fazendo com que se esforcem e realmente pratiquem aquilo que está sendo proposto.

Anotar gastos

Anotar os gastos é uma tarefa muito interessante para ensinar as crianças a lidar com o dinheiro. Aqui, vamos ensinar os pequenos a anotar tudo aquilo que gastam, para que, no fim da semana ou ao fim do mês, tenham consciência de quanto dinheiro foi consumido no dia a dia.

Para fazer um paralelo interessante, podemos anotar os gastos e conectar com o valor do dinheiro — falaremos sobre ele mais tarde.

Assim, na prática, as crianças vão entender o quanto gastaram, quantas horas de esforço são necessárias para pagar por aquilo e se realmente foram gastos básicos ou supérfluos.

Ensinar sobre reserva financeira

Um ensinamento muito importante para crianças (e adultos!) é a reserva financeira. Nesse momento, vamos explicar para as crianças o que é uma reserva financeira e quais são as vantagens de ter uma.

Também é preciso falar sobre sonhos, planejamento e imprevistos e como tudo isso pode desestruturar as finanças caso uma boa reserva não tenha sido feita.

Então, crie objetivos e metas e vá acompanhando diariamente com as crianças para que vejam todo o processo, desde a aquisição do dinheiro até a criação da reserva e os impactos positivos dela no dia a dia.

Powered by Rock Convert

Lembre-se de que colocar os ensinamentos em prática com as crianças é muito interessante para que realmente absorvam o conteúdo e consigam entender, de forma prática e mais fácil, como cada detalhe é fundamental na organização financeira.

Explicar como as contas da casa são organizadas

Nós ensinamos muito pelo exemplo e, por isso, para educar as crianças, é necessário ter uma vida financeira organizada dentro de casa.

É hora de pegar todas as contas, analisar as datas, entender do que se tratam e apresentá-las aos pequenos, para que eles entendam que a casa, a água, a luz, o alimento, a internet e a televisão, por exemplo, custam dinheiro — e muito! Então, mostrar que é por isso que precisamos usar tudo da melhor forma possível.

Esses detalhes também ajudarão as crianças a entender a importância de ter um consumo de água e energia mais conscientes, visto que o desperdício significa um valor desnecessário e maior a ser pago no fim do mês.

Falar sobre o valor do dinheiro

Este ponto é fundamental. É preciso explicar para as crianças como funciona o salário, quantas horas de trabalho são necessárias para conquistar a renda e quais são os fatores que influenciam nisso.

Se possível, para que aprendam na prática, é interessante designar a elas algumas tarefas no dia a dia para que aprendam o valor e consigam compreender a importância de trabalhar e se dedicar diariamente para conquistar uma vida financeira equilibrada.

Esclarecer a diferença entre básico e supérfluo

É importante, também, explicar para as crianças quais são as diferenças entre aquilo que é básico e necessário daquilo que é supérfluo.

Esse entendimento pode ser fundamental para que as crianças saibam a real necessidade daquilo que têm e daquilo que querem.

Ensinar a planejar

Ensinar os pequenos a planejar suas compras é algo muito interessante e que permite que eles aprendam na prática o valor do dinheiro e a importância do planejamento.

Se o seu filho tiver uma mesada, por exemplo, e quiser comprar um novo brinquedo, um livro ou ir ao parque, é importante mostrar para ele qual é o valor daquele desejo, quanto da mesada será gasto para alcançá-lo e, se for necessário, quantas mesadas precisam ser guardadas para conseguir chegar no objetivo.

Isso mostrará que as coisas têm um preço e, por consequência, para comprá-las não basta simplesmente estalar os dedos — é preciso se planejar e juntar dinheiro, com foco no que é importante.

A educação financeira para crianças é fundamental para criarmos novos adultos conscientes e com mais controle financeiro. Com esse cuidado, ensinaremos desde jovens o valor do dinheiro, como se planejar para a compra de algum produto e, principalmente, como garantir uma reserva de emergência e consumir apenas aquilo que é necessário, sem um consumismo desenfreado.

Gostou das nossas dicas e quer aprender mais sobre o assunto? Assine nossa newsletter e receba novidades diretamente na sua caixa de entrada!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário