Sandra, que tem dois filhos — um menino e uma menina —, se preocupa com o futuro profissional deles e, por essa razão, começou a procurar desde cedo como se preparar para o futuro de maneira efetiva, uma vez que esse é um importante papel dos pais na educação.

Com o objetivo de contribuir positivamente nesse sentido e ajudar seus filhos a crescerem profissionalmente e conseguirem bons empregos, ela buscou por dicas e adotou diversas atitudes para se preparar para o futuro que, agora, ela deseja compartilhar a fim de auxiliar outros pais.

Se você deseja conhecer as dicas de Sandra e descobrir as atitudes que ela adotou para se preparar para o futuro de seus filhos de maneira efetiva, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Veja!

Ofereça formação tecnológica

Ao contrário do que muitos pais pensam, a tecnologia não precisa ser uma vilã. É claro que não é saudável passar longos períodos na frente da televisão, do computador, do celular ou do vídeo game, mas a tecnologia pode ser uma importante aliada na educação e na preparação para o futuro de seus filhos.

Por essa razão, Sandra buscou deixar de lado o pensamento ultrapassado e passou a enxergar as chances de crescimento que os novos aparatos tecnológicos oferecem a seus filhos.

Para tanto, quando eles se tornaram adolescentes, ela os inscreveu em cursos profissionalizantes relacionados à tecnologia e informática para que eles assimilassem conteúdos diversos a respeito do tema e se capacitassem para o exercício da profissão no futuro.

Os motivos para Sandra proporcionar uma formação tecnológica aos filhos são vários, no entanto, os principais são:

  • despertar para as carreiras do futuro;
  • estímulo ao raciocínio lógico;
  • desenvolvimento de projetos que estimulam o gosto pelo empreendedorismo;
  • maior facilidade em aprender os conteúdos curriculares.

Possibilite novas experiências

Sandra percebeu que uma rotina em que seus filhos vão somente de casa para a aula e da aula para casa não favorecia a criatividade e a construção de laços sociais.

Pensando nisso, ela passou a possibilitar que eles participassem de atividades extracurriculares que eram do interesse de cada um, como aulas de esportes, teatro e dança — itens que enriquecem a formação e, ainda, auxiliam na construção de determinados valores, como trabalho em equipe e amizade.

Ao possibilitar essas experiências aos filhos Sandra também, indiretamente, proporcionou que eles conhecessem opções profissionais, pois, dessa maneira, eles já têm uma base sobre determinadas áreas que podem auxiliar no momento em que forem planejar sua profissão.

Desenvolva a criatividade

As crianças, em geral, contam com grande capacidade de absorver conteúdos de maneira dinâmica e rápida, tendo essas habilidades, inclusive, mais apuradas do que a dos adultos.

No entanto, para que essas habilidades não sejam perdidas com o tempo, é fundamental estimular a criatividade das crianças com frequência. Pensando nisso e ao analisar que o mercado de trabalho atual, inclusive, busca profissionais que encontram soluções de forma cada vez mais simples e ágil, Sandra passou a incentivar seus filhos a terem novas experiências e a desenvolverem a criatividade, fazendo com que eles absorvessem os conhecimentos lógicos que são valorizados no ambiente corporativo.

Ensine lições de economia e matemática

Mais uma postura que Sandra adotou com relação a como se preparar para o futuro foi ensinando lições de economia a seus filhos. Trata-se de um item importante, pois, hoje em dia, vivemos em um mundo repleto de estímulos que instigam ao consumismo e ela teve o cuidado de ensinar-lhes o valor do trabalho e do dinheiro.

Uma prática simples que Sandra adotou a fim de ensinar, na prática, lições de economia a seus filhos foi dando para eles um cofrinho e mostrando que é necessário controlar o dinheiro e economizar para que seja possível comprar um desejado item.

Ao fazer dessa prática um hábito, os filhos de Sandra vão crescer sabendo o valor do dinheiro e conhecendo a importância de poupar e, dessa maneira, terão mais oportunidades para realizar seus sonhos no futuro.

Além disso, a matemática está presente na vida de todas as pessoas desde cedo e, atualmente, é uma ciência imprescindível para diversos aspectos, como para acompanhar os avanços tecnológicos e até mesmo para que necessidades do cotidiano sejam supridas.

Assim, em conjunto com lições de economia, Sandra buscou incentivar que seus filhos aprendessem matemática da maneira mais completa possível, de acordo com a faixa etária em que eles se encontravam, para que o raciocínio lógico e cognitivo deles fosse trabalhado a fim de favorecer o desenvolvimento intelectual, social e emocional.

Todos esses itens reunidos proporcionam mais autonomia, segurança e confiança, características que são fundamentais para prepará-los para o futuro profissional, além de proporcionar a capacidade de pensarem criticamente, resolverem problemas, levantarem questionamentos e argumentarem com lógica.

Estimule a autonomia

A fim de criar filhos independentes, inicialmente Sandra passou a estimular a criatividade dos jovens, ensinando-os a tomarem banho, se arrumarem, amarrarem os sapatos e se vestirem sozinhos desde cedo. No início da infância, seus filhos conseguiam realizar poucas atividades, contudo, com o passar do tempo, eles conquistaram novas habilidades.

Sandra, ao estimular a autonomia de seus filhos, proporcionou a eles o ensinamento necessário para que, no futuro, eles saibam se virar sozinhos. Além de ser muito importante de uma maneira pessoal — afinal, não é saudável depender de outras pessoas —, essa é uma habilidade muito valorizada pelo mercado de trabalho.

Matricule-os em um curso

O estudo é, sem dúvidas, sempre a melhor maneira de preparar uma pessoa para o futuro e, sabendo disso, Sandra matriculou os filhos em diferentes cursos, sempre levando em consideração os temas que eram do interesse deles.

O mercado de trabalho, além de ser muito exigente, procura por profissionais com cada vez mais qualificação e, pensando nisso, o quanto antes a preparação se iniciar, melhor é para o futuro dos filhos, afinal, prepará-los muito bem para a carreira que irão trilhar requer alguns diferenciais.

Agora que você já sabe como se preparar para o futuro de maneira efetiva, coloque em prática as dicas de Sandra e proporcione a seus filhos a educação que é necessária para que eles conquistem diversas habilidades importantes e, futuramente, atinjam seus objetivos profissionais.

Se você gostou do post, continue a visita em nosso blog e descubra como o autoconhecimento influencia seu sucesso profissional!

Escreva um comentário