Powered by Rock Convert

Assim como outras mães, Juliana sabe que o momento do dever de casa pode ser tedioso e cansativo para seus filhos. Afinal, frequentemente, ela tem que pedir várias vezes para que Lucas e João sentem à mesa para fazer as lições da escola.

Para lidar melhor com a situação, Juliana foi atrás de dicas práticas e eficientes para tornar essa hora do dia mais menos penosa tanto para ela quanto para seus meninos, e acabou encontrando boas soluções.

Se você também quer saber quais são elas, continue a leitura e descubra agora!

Determine o espaço

É importante que seu filho tenha um espaço só dele para a hora dos estudos. Os materiais escolares devem estar disponíveis e serem facilmente encontrados, sem que a criança precise chamar o pai ou a mãe a todo momento. Se estiver tudo desorganizado e faltar material, vai ser mais difícil que o jovem estudante se sinta motivado e crie o hábito de fazer o dever de casa.

Juliana descobriu que a dica é separar um ambiente fixo da casa onde todo o material esteja disponível e que tenha boa iluminação. Dessa maneira, fica mais fácil saber que o espaço para estudar já está determinado pelos pais.

Organize o tempo

As crianças têm dificuldade em organizar o tempo, sendo que se você deixar por conta delas, provavelmente não vão conseguir administrar todas as atividades do dia — inclusive o dever de casa — sozinhas!

Portanto, a sugestão que Juliana mais gostou foi a de estabelecer um horário para fazer as tarefas escolares — o tempo determinado deve ter início e fim bem definidos. Tenha paciência, pois aos poucos eles vão conseguir estudar no período estabelecido.

Powered by Rock Convert

Aposte em jogos educativos

Essa estratégia pode ser aplicada de diferentes maneiras, sendo possível transformar a hora do estudo em um tipo de jogo. Por exemplo, se a criança estiver estudando palavras de vocabulário, a dica é criar um cartão de memória.

Quando o Lucas e o João estão aprendendo matemática, a Juliana separa pequenos pedaços de biscoitos para ajudar com os números — as operações de subtração e divisão tornam-se mais divertidas se podemos comê-los, não é mesmo?

Desperte o interesse

É importante que os pais fiquem atentos ao interesse das crianças pelos deveres de casa, pois isso é um grande desafio — a Ju descobriu isso na marra! Assim sendo, escolher assuntos atuais, explorar os recursos da internet, propor desafios e apresentar competições saudáveis são boas ideias que podem facilitar a ação.

Melhore a comunicação

É muito comum que os pequenos se queixem quanto ao modo de explicar dos pais e da escola. Isso acontece porque os pais aprenderam de outra maneira ou já não lembram de determinado tema.

Logo, a Juliana entendeu que os pais devem acompanhar os deveres de casa dos filhos, sim, mas quem deve ensinar é a escola. Por isso, é preciso ter muita cautela ao orientar as crianças em casa, para que não haja atritos com o colégio.

Enfim, ao fazer o dever de casa, estimula-se o desenvolvimento cognitivo da criança, que é algo imprescindível para a idade adulta. Portanto, o ideal é tornar essa hora do dia mais divertida e criativa para seus filhos, a fim de que eles aproveitem melhor cada fase da vida escolar!

Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre o tema, assim como a Juliana, assine a nossa newsletter e receba e-mails com novidades muito interessantes!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário