Realizar um curso profissionalizante é uma maneira eficaz de se lançar no mercado de trabalho. Vamos acompanhar aqui a história de Ana. Talvez você, assim como ela, também esteja nessa época das primeiras experiências no mercado de trabalho e se sinta um pouco perdido por não saber como se comportar para alcançar o sucesso.

Ana acabou de se formar no ensino médio, precisa de dinheiro e tem vontade de começar a trabalhar formalmente o mais rápido possível. Ela já ouviu falar que fazer um curso profissionalizante é uma possibilidade interessante e está em dúvida se deve buscar uma graduação formal ou uma formação como essa.

Acompanhe nossa personagem nessa história e conheça algumas vantagens de fazer um curso profissionalizante. Vamos lá?

1. Ganhe agilidade na conclusão de sua formação profissional

Nossa estudante recém-formada, Ana, tem receios de iniciar uma graduação em uma faculdade por conta do período extenso para conclusão dessa formação. Normalmente, pelo menos quatro anos são exigidos, realmente gastando um longo tempo até tirar o diploma.

Isso não significa que as universidades não sejam importantes. Elas são úteis para ter um conhecimento amplo sobre a área em questão e também para fins de pesquisa e ensino. Entretanto, o desejo de Ana é se lançar no mercado de trabalho. Na verdade, ela já trabalha informalmente em um salão de beleza do bairro, e espera com essa formação aperfeiçoar seus conhecimentos e buscar oportunidades mais sólidas de trabalho.

Os cursos profissionalizantes têm duração média de um a dois anos, oferecendo uma perspectiva mais próxima dessas novas realizações para sua carreira. O currículo de um curso profissionalizante é construído de maneira bem mais atualizada do que as formações mais longas como as graduações.

As ocupações e profissões evoluem rapidamente, na mesma medida em que o mercado se transforma. Ter acesso a uma formação que tem sua base construída nas demandas atuais de cada ocupação é uma ótima forma de manter-se à frente da concorrência e resolver os problemas cotidianos de cada profissão.

2. Aproveite as vantagens em relação aos custos

Você sabe quanto custa um curso profissionalizante? Pode ser muito mais barato do que imagina, principalmente se comparado a outras modalidades de qualificação. É um investimento localizado e que resultará em um aprendizado focado e consistente sobre certa ocupação ou função.

É possível, inclusive, que você trabalhe enquanto realiza a formação, de modo a não se prejudicar quanto às possibilidades de pagamento. Ainda no aspecto financeiro, um curso profissionalizante poderá prepará-lo minimamente para administrar o seu negócio e os serviços que oferece de modo a potencializar os ganhos.

3. Adquira um repertório de habilidades e conhecimentos técnicos

Existem muitos profissionais que atuam em suas respectivas áreas sem ter formação profissional, e nem por isso deixam de executar um trabalho de qualidade. Ana consegue falar disso muito bem, ela sabe que é boa no atendimento aos clientes e é bem avaliada pelos seus serviços.

Ao mesmo tempo, ter contato com um conhecimento técnico sobre sua área de atuação é sempre proveitoso. Nesse sentido, um curso profissionalizante é indicado tanto para quem não tem experiência quanto para quem está começando a trabalhar no ramo e deseja expandir seus horizontes.

4. Tenha no currículo uma certificação formal

Um aspecto inegável do curso profissionalizante é a certificação adquirida no processo. Como visto no tópico anterior, ter um diploma de conclusão é uma forma de mandar ao mercado uma mensagem clara sobre suas capacidades e se destacar.

Mesmo que seja um excelente profissional, pode ser difícil conquistar certas vagas caso não comprove seu conhecimento, principalmente em hierarquias mais altas (gerência, direção etc.). De maneira geral, o mercado em nosso país tem se tornado mais formal. As empresas exigem mais do que apenas uma indicação para contratar seus funcionários, e nada mais justo do que isso para garantir que a empresa tenha a melhor equipe de funcionários possível.

No caso de nossa personagem, ela sabe que é uma ótima profissional da estética e é muito bem avaliada entre suas clientes, mas tem se deparado com uma barreira real do mercado de trabalho. Querendo ou não, só é possível contratar alguém que compartilhe certo repertório profissional e ético.

5. Facilite sua inserção no mercado

Ana tem vontade de dar voos maiores do que o salão de beleza em que trabalha. Ao consultar as possibilidades de trabalho em sua região, tomou conhecimento de empresas que precisam de maquiadoras e cabeleireiras com experiência e qualificação para contratação imediata.

Você pode imaginar como funciona um setor de contratação de uma empresa séria. Uma ótima maneira de filtrar as seleções é a partir da formação profissional de cada concorrente. Se você já tem um curso direcionado exatamente para a vaga que deseja conquistar, suas chances de alcançá-lá certamente são muito maiores.

Os pais de Ana sempre a aconselharam a fazer uma graduação em alguma faculdade, mas ela tem considerado outras opções diante do seu contexto atual. Isso aconteceu a partir da análise de suas possibilidades de inserção mais rápida e do entendimento de como ela precisa conquistar sua independência nesse momento.

Faz sentido para ela optar por uma formação que lhe dê de maneira mais rápida o repertório e a comprovação que necessita de sua experiência. Ela não sabe ainda em qual dos cursos vai se matricular, mas tem razão em acreditar que suas possibilidades de uma vaga melhor serão maiores ao ter essa conquista em seu currículo.

Como você pôde ver ao longo do texto, fazer um curso profissionalizante pode ser mais acessível do que imagina.  Tanto os custos quanto a carga horário e o tempo de realização são adaptados às necessidades de quem precisa consolidar rapidamente seus meios e recursos enquanto profissional.

Ana já está preparada para dar seu primeiro passo rumo a sua carreira no campo da estética. Só lhe resta decidir em qual área exatamente direcionar seus esforços, mas segundo seus cálculos, vale a pena investir em uma qualificação garantida no currículo.

E você, já pensou qual curso profissionalizante faria? Entre em contato com a nossa empresa, conheça nossas propostas e se surpreenda com uma vasta gama de opções, todas elas presenciais, para garantir a troca de experiências com outros alunos e professores.

Escreva um comentário