Powered by Rock Convert

Você já se sentiu perdido profissionalmente e perguntou se está no caminho certo? Se sim, esse foi o primeiro passo para começar a desenvolver seu autoconhecimento: uma ferramenta importante para sua carreira!

Conhecer a si próprio é enxergar as suas qualidades, limitações, anseios e inseguranças. É um processo constante de olhar internamente e fazer perguntas que só você pode responder! No âmbito do trabalho, trata-se de saber o seu perfil profissional, aquilo no qual se é bom e também em que está disposto a melhorar.

Rafaela é gerente de Recursos Humanos, mas há um ano ela trabalhava como vendedora. Depois de dois anos nessa posição, ela começou a se questionar se aquela carreira era o que queria. Nossa personagem é fictícia, mas a história dela ilustrará como o autoconhecimento influencia seu sucesso profissional!

Confira a história dela e a importância do autoconhecimento para sua carreira.

Entender seus pontos fortes, fracos e como aprimorar

Quem tem autoconhecimento sabe quais são seus próprios pontos fortes, fracos e em que pode melhorar. Consegue compreender aquilo que quer e gosta de fazer, e traça metas pessoais e profissionais.

No mercado de trabalho, esse profissional é valorizado por sempre estar em busca de ser melhor. Ao mesmo tempo, ele tem humildade para assumir e corrigir os próprios erros e defeitos.

A Rafaela, por exemplo, percebeu que apesar de trabalhar como vendedora, o que ela mais gostava na empresa era da relação com os colegas e seus superiores. Ela tinha facilidade para mediar conflitos e treinar os colegas. Ou seja, vender não era o que a satisfazia.

Encontrar a carreira ou área mais adequada ao seu perfil

Se nossa personagem tivesse entendido antes a importância do autoconhecimento para o sucesso profissional, talvez não tivesse passado tanto tempo como vendedora. Foi só quando aprendeu que o que gostava era lidar com as pessoas que decidiu fazer um curso de Recursos Humanos e mudar de área.

Com autoconhecimento, você consegue descobrir a carreira que melhor se adapta ao seu estilo de trabalho e de vida. Por exemplo, você pode perceber que fica mais satisfeito trabalhando sozinho do que em grupo, ou que prefere contato com os clientes e não com colaboradores.

Powered by Rock Convert

Além disso, pode identificar métodos de trabalho que funcionam para você e, assim, se tornar mais produtivo dentro da empresa.

Ter uma boa gestão de tempo e autoestima

Outra característica de quem tem autoconhecimento é a organização. Por ter claro o que quer, o trabalhador consegue se organizar para cumprir todas as suas metas. Isso inclui ter tempo para família, amigos, networking.

O que acontece é que quando você se conhece, a sua autoestima também se eleva. Você não se deixa abalar e permanece em busca de se tornar uma pessoa e profissional melhor a cada dia. Tem alta capacidade de aprender com os erros e agir a partir deles!

Para Rafaela, essas características ficaram bem claras quando ela precisou trabalhar durante o dia e estudar a noite, e também enfrentar a família e amigos que diziam ser besteira o que estava fazendo. Com organização e autoestima, ela superou os desafios e alcançou o sucesso profissional!

Demonstrar segurança em entrevistas de emprego

Assim que Rafaela terminou o curso, ela conseguiu um emprego na área que tanto sonhou. Ela foi para a entrevista muito segura e quando o entrevistador perguntou seus pontos fortes, fracos e forma de trabalho, ela tinha todas as respostas na ponta da língua.

Será assim, também, se você aprimorar seu autoconhecimento. Comece se perguntando no que é bom, em que se destaca e quais áreas melhorar. Pense também sobre o futuro e o que faria para chegar lá.

Ter um Plano de Desenvolvimento Individual ajuda nesse processo. Demonstrar esse tipo de segurança ao entrevistador, com certeza será um destaque.

Faça como Rafaela e pratique o autoconhecimento para alcançar o seu sucesso profissional. Você poderá descobrir suas melhores características e trabalhar naquelas que não são tão boas. Conhecer a si próprio é o primeiro passo para realizar seus sonhos.

Acredita que consegue começar a desenvolver o autoconhecimento? Qual dos tópicos mais chamou sua atenção? Conte para nós nos comentários.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário