Powered by Rock Convert

Depois de alguns anos se dedicando à Educação Básica, você finalmente concluiu essa etapa e está pronto para iniciar os estudos voltados para a sua profissão. Apesar de entender a importância de continuar adquirindo conhecimento, muitas pessoas não sabem como identificar o curso de acordo com o seu perfil profissional. 

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas muito importantes sobre como escolher um curso profissionalizante. Então, se você ficou interessado, não deixe de conferir a nossa lista até o final.

1. Entenda as diferenças entre os tipos de cursos existentes

Existem diversas opções de cursos, e a principal diferença entre eles, além do que é ensinado, é a exigência do nível de escolaridade e a carga horária. Um profissionalizante, por exemplo, normalmente exige que o aluno tenha o Ensino Fundamental completo. Já o técnico, assim como o superior, requer a conclusão do Ensino Médio.

O curso profissionalizante está entre as melhores opções para aqueles que almejam uma posição no mercado de trabalho ou que já estão inseridos, mas desejam crescer dentro da empresa. Veja a seguir, um pouco mais sobre o assunto. 

Curso livre ou profissionalizante

O curso livre é uma excelente forma de melhorar o currículo e garantir uma oportunidade melhor no mercado de trabalho, podendo ser escolhido de acordo com o que cada um necessita na sua profissão. Uma pessoa que trabalha no setor financeiro, por exemplo, pode optar por um curso profissionalizante de Excel. Já quem gosta de carros, pode escolher um na área de mecânica automotiva.

Normalmente, o grau de escolaridade exigido para a realização dos cursos profissionalizantes não é elevado, sendo requerido o Ensino Fundamental na maioria deles. Além disso, a carga horária também costuma ser acessível, variando entre 100 e 200 horas.

2. Saiba quais são os seus objetivos e perfil profissional

Depois de entender o que é um curso profissionalizante, é preciso pensar em qual é o seu perfil profissional. Se você é uma pessoa comunicativa e proativo, por exemplo, pode optar por um curso na área de vendas. Mas se você se considera bom em tecnologia, talvez se dê melhor estudando informática.

Além de pensar no perfil profissional, você também pode ter objetivos de vida. Algumas pessoas sonham em trabalhar na área de eventos e, portanto, devem pensar em alguma função voltada para essa atividade, como fotografia, gastronomia, confeitaria, organização, decoração etc. 

Para conseguir acertar na escolha do curso é necessário ter claro os seus objetivos profissionais e conhecer como você mesmo se comporta. Então, que tal fazer uma lista para ficar mais fácil?

3. Analise as necessidades do mercado

Se mesmo depois de pensar no seu perfil e objetivos profissionais você ainda não conseguiu se decidir sobre qual é o curso certo a escolher, uma boa opção é observar o que o mercado está pedindo.

Você pode fazer uma análise de necessidades do mercado por meio de sites de busca de vagas, conversando com amigos e parentes que trabalham em algum local ou simplesmente visitando algumas empresas e questionando sobre qual é o perfil profissional que elas precisam. 

Powered by Rock Convert

A análise das necessidades de mercado deve servir apenas como guia para alguma área. Contudo, é importante que você se identifique com o tema do curso escolhido, pois, caso contrário, a chance de abandonar ou não ter sucesso é grande. 

4. Busque informações sobre o curso

Você traçou seus objetivos, prestou atenção no seu perfil profissional, analisou as necessidades do mercado e finalmente se decidiu sobre qual curso fazer. Agora, o próximo passo é buscar informações adequadas a respeito das diferentes opções disponíveis no mercado.

Existem muitas escolas que oferecem os mesmos cursos, então, como decidir a melhor? A primeira dica é observar o currículo do curso. Confira as os temas das aulas que serão oferecidas e veja se eles se encaixam com a sua expectativa.

Outra dica é conferir se o curso oferece um material didático adequado e atualizado. Com o avanço da tecnologia, as informações giram rapidamente e, portanto, os instrumentos pedagógicos devem sempre acompanhar esse progresso.

Você pode questionar também se o material é desenvolvido pela própria empresa que oferta o curso. Esse é um bom indicativo de que ela é séria e se preocupa com os alunos. Caso esteja visitando uma loja física da escola, você pode pedir para ver os produtos. 

Observar esses detalhes pode fazer diferença e ajudar a encontrar o melhor curso profissionalizante de acordo com o seu perfil. 

5. Verifique a qualidade da escola ofertante do curso

Depois de escolher o melhor curso na área que você decidiu se profissionalizar, chegou a hora de checar a qualidade da escola. Para tanto, recomendamos que seja feita uma visita ao local para que você observe como são as instalações do curso. 

Confira se as salas de aula são adequadas e confortáveis e se a escola dispõe dos materiais e equipamentos necessários para que uma aula seja dada. Observe a segurança, limpeza e cordialidade dos funcionários. E caso a sua aula seja feita à distância, peça para testar o ambiente virtual. 

Se você chegou até essa etapa, mas ainda ficou com alguma dúvida entre alguns cursos, então, a nossa última dica pode ser decisiva para a escolha: converse com quem está cursando ou já completou o curso que você tem interesse — lembre-se de que quem já se formou poderá dar uma opinião sincera. 

Se você não conhece nenhuma pessoa que tenha realizado o curso, é possível ainda visitar o site da empresa, que normalmente disponibiliza a opinião dos alunos e ex-alunos. Você também pode encontrar essas dicas nas redes sociais.

Escolher um curso profissionalizante não é tarefa simples, mas depois de seguir todos os passos guiados acima, você já estará a um passo a frente. Se você ainda não seguiu nossas dicas, pegue uma folha e papel e anote o que é preciso ser feito: ter os seus objetivos profissionais e de vida traçados, conhecer o seu perfil profissional, saber as necessidades do mercado, observar as opções de cursos e escolher a escola certa!

Agora que você já sabe como escolher um curso profissionalizante, que tal começar agora a mesmo a ter uma carreira bem-sucedida? Entre em contato com a CETESC e comece o seu curso agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário