Powered by Rock Convert

Joaquim, após muitos anos de trabalho, conseguiu abrir o seu próprio negócio (um mercado) e, com o passar do tempo e com o sucesso da empresa, ele viu a necessidade de contratar empregados para ajudá-lo. Contudo, a fim de qualificar a equipe, ele identificou a necessidade de que todos que fazem parte da empresa realizassem cursos in company.

Joaquim percebeu a importância do treinamento quando viu a necessidade de melhorar o seu negócio para obter melhores resultados, vez que um bom gestor em conjunto com uma equipe atualizada conseguem colher diversos benefícios de curto e longo prazo.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, acompanhe o post que vamos apresentar todos os detalhes. Confira!

O que são cursos in company e treinamentos para funcionários?

Ao pesquisar sobre o assunto, Joaquim descobriu que cursos in company são processos de educação corporativa e que têm o objetivo de fazer com que os funcionários de uma empresa aprimorem as suas habilidades e adquiram competências profissionais.

Assim, os cursos in company são realizados após a empresa fazer um levantamento e perceber o que pode e o que deve ser melhorado em seus processos.

Com o objetivo de aumentar os seus lucros e conquistar uma maior clientela, Joaquim contratou um especialista para produzir e conduzir de forma personalizada tal curso.

Antes de se interessar pelo tema, Joaquim pensava que tais treinamentos só eram realizados em grandes empresas. Contudo, ele descobriu que independentemente do tamanho da organização e da área de atuação, em todos os empreendimentos existe algo que pode ser aprimorado.

Os treinamentos para funcionários são procedimentos de aprendizado corporativos diretamente relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e voltados para atenderem as demandas da profissão.

Os cursos, em geral, são de curta duração e direcionados ao papel que o indivíduo exerce na organização, visando o aprimoramento de habilidades — o que traria benefícios a Joaquim, que poderia contar com uma equipe mais qualificada após o treinamento. Ele ainda percebeu vantagens para os seus funcionários, que durante a preparação têm a oportunidade de adquirir novas competências.

Assim, Joaquim descobriu que se modernizar e investir em sua equipe eram as melhores maneiras de fazer a sua empresa crescer.

Quais são as vantagens desse tipo de qualificação?

Agora que você já conhece o que são os cursos in company e os treinamentos para funcionários, confira quais são as vantagens que Joaquim identificou após implantar tal método em sua empresa.

Melhora na produtividade

Joaquim percebeu que, após o treinamento, os funcionários de sua empresa cometem menos erros, além de executarem o trabalho de maneira consistente. Toda a equipe passou a se comunicar de forma mais efetiva e a propor melhorias nos processos em conjunto.

Além disso, Joaquim também organizou um treinamento bem planejado para os novos colaboradores, com materiais para consulta que são entregues para o funcionário no momento em que ele é contratado, como uma maneira de assegurar que ele conseguirá executar as suas funções com autonomia e de forma ágil.

Para os funcionários que já trabalham na empresa, os treinamentos tiveram o objetivo de prepará-los para assumir mais responsabilidades, por meio de dicas de liderança, e para mantê-los atualizados.

Dessa maneira, os seus colaboradores adquiriram habilidades específicas e que são utilizadas na posição que ocupam, o que aumenta a qualidade de seus serviços e, consequentemente, reflete na produtividade de toda a equipe.

Powered by Rock Convert

Promoção da imagem da empresa

Joaquim percebeu que a qualificação dos funcionários também refletiu diretamente na imagem da sua empresa perante o mercado, uma vez que aumentou a qualidade dos serviços que são prestados por todos da equipe.

Isso ocorre porque um empreendimento é o resultado do conjunto de pessoas que fazem parte dele. Dessa maneira, com profissionais qualificados no seu quadro pessoal, Joaquim aumentou a qualidade do negócio e melhorou a sua imagem diante de seus clientes.

Maior competitividade no mercado

Investir mais na capacitação de funcionários também é tornar-se uma referência em eficiência e produtividade em sua área, e essa foi uma maneira que Joaquim encontrou para elevar o seu negócio a outro nível.

A equipe qualificada do Joaquim agora tem mais um diferencial em termos de competitividade, uma vez que, após os cursos in company e os treinamentos para funcionários, toda a sua equipe está a um passo à frente de seus demais concorrentes.

Progresso no clima organizacional

Com os funcionários mais engajados e confiantes, Joaquim percebeu que a capacitação profissional também gerou frutos no clima organizacional da empresa, uma vez que todos se sentem unidos por um mesmo objetivo, o que torna o ambiente mais agradável.

Inclusive, tal efeito no clima da empresa é justamente um dos objetivos dos cursos in company, pois funcionários bem treinados têm o poder de comunicarem-se de forma profissional e efetiva, o que torna a colaboração mais produtiva e fluída. Outra consequência é que um ambiente harmonioso deixa o trabalho mais agradável, o que resulta em ainda mais aumento da produtividade.

Para ter certeza de tal resultado, Joaquim realizou uma pesquisa de clima organizacional para medir os efeitos do investimento em qualificação na qualidade de vida dos funcionários dentro da empresa e obteve respostas positivas.

Diminuição da rotatividade de funcionários

Como o funcionário passa a se sentir mais motivado após a capacitação, sua produtividade e confiança aumentam, o que faz com que a probabilidade de que ele saia da empresa diminua.

Isso ocorre porque um colaborador que se sente confiante e valorizado, em geral, não deseja pedir demissão — o que também trouxe benefícios para Joaquim, que reduziu os custos e prejuízos da rotatividade de funcionários.

Além disso, a redução de rotatividade economiza o tempo que seria gasto com o aperfeiçoamento de novos membros da equipe. Afinal, também é preciso considerar o período de treinamento para que um novo funcionário fique alinhado ao restante da equipe.

Aumento na lucratividade

O resultado de todos os fatores apresentados nos tópicos anteriores, como melhora na produtividade, promoção da imagem da empresa, maior competitividade no mercado, progresso do clima organizacional e diminuição da rotatividade de funcionários, teve como consequência o aumento do lucro de Joaquim. Afinal, o seu negócio se aperfeiçoou como um todo e novos clientes foram atraídos para o empreendimento, aumentando as suas vendas.

Por fim, quando Joaquim decidiu contar com tais serviços para aperfeiçoar a sua equipe ele descobriu que existem empresas especializadas nesse tipo de treinamento. Dessa maneira, ele não precisou contratar um novo funcionário para executar apenas essa função.

Como vimos, os cursos in company e treinamentos para funcionários aperfeiçoaram a empresa de Joaquim e proporcionaram resultados excelentes para a organização, por essa razão ele considera esse um dos melhores investimentos que já fez profissionalmente.

Se você ainda tem dúvidas acerca do tema, podemos auxiliá-lo. Entre em contato conosco e conte com todo o apoio da nossa equipe.

 

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário