Powered by Rock Convert

Juliana, ao perceber que o mercado de trabalho no Brasil tem se tornado cada vez mais exigente com o passar dos anos, com o objetivo de obter crescimento profissional, realizou um curso profissionalizante em informática a fim de conquistar uma certificação e, dessa maneira, conquistou um emprego na área.

Essa atitude fez com que Juliana atingisse um salário maior, pois agora ela ganha mais do que em seu emprego anterior, que era no ramo de telemarketing, e está mais feliz em sua carreira de sucesso, uma vez que trabalha fazendo o que gosta.

Se você tem o desejo de fazer como Juliana e conquistar o seu crescimento profissional, acompanhe o post, que vamos apresentar todos os detalhes acerca das estratégias que ela utilizou. Confira!

Como garantir o crescimento profissional?

Juliana utilizou algumas estratégicas para atingir os seus objetivos profissionais. Veja suas dicas!

Use suas habilidades

O primeiro passo de Juliana foi observar as suas habilidades, ou seja, ela analisou em quais áreas se considera boa e pensou nos momentos em que foi bem-sucedida realizando aquela atividade.

Foi justamente nesse momento que ela percebeu que sempre teve facilidade para mexer com tecnologia e que seus amigos, parentes e conhecidos frequentemente a chamavam quando tinham algum problema em seus computadores.

Assim, por gostar de tecnologia, ela determinou que essa é a sua melhor habilidade e decidiu aplicar-se nessa carreira. Com o objetivo de se profissionalizar, desenvolver novas competências e aprender ainda mais sobre o tema, realizou um curso de informática.

Defina metas e objetivos

Saber em qual lugar se deseja chegar profissionalmente é extremamente relevante para conquistar o progresso na carreira e, para tanto, é preciso definir suas metas e objetivos.

Sabendo disso, Juliana escreveu em um papel os seus desejos, como: sair de seu emprego na área de telemarketing, conseguir uma nova vaga no ramo de informática, trabalhar em uma grande empresa — dessa maneira, após definir os alvos e visualizar os sonhos, ficou mais fácil para ir em busca de seus objetivos e trabalhar por eles.

Aumente o networking

Para construir uma carreira bem-sucedida, Juliana investiu em networking, uma vez que grande parte das oportunidades de trabalho surge porque um indivíduo acha que determinado conhecido seu seria a pessoa ideal para uma vaga de trabalho.

Assim, como o network atualmente é um ponto fundamental para o crescimento profissional, Juliana procurou sempre realizar contatos com as pessoas da área que pretendia atuar, como com os professores e colegas do curso profissionalizante que realizou, deixando claro para todos que estava em busca de uma vaga no ramo.

Foi justamente dessa forma que Juliana foi indicada por um de seus professores para uma entrevista em que conseguiu o seu primeiro emprego na área de informática e, como o network é uma estrutura em que todos são relevantes uns para os outros, após a sua contratação, quando novas oportunidades abriram na empresa em que trabalha, ela indicou para a vaga os seus colegas de classe que ainda estavam em busca de colocação profissional.

Powered by Rock Convert

Foque na comunicação assertiva

As pessoas que se comunicam bem têm mais chances de desenvolverem uma carreira bem-sucedida. Sabendo disso, Juliana busca ser uma profissional que se expressa de maneira clara e precisa em reuniões e no momento de apresentar projetos, ideias e feedbacks.

Assim, ela consegue se destacar na organização que trabalha e chamar a atenção de maneira positiva, uma vez que a sua oratória e persuasão lhe ajudam a ser ouvida.

Aprenda a trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é, em geral, essencial em uma empresa e imprescindível para o crescimento profissional, uma vez que as equipes costumam trabalhar em conjunto.

É fundamental colaborar com a equipe, estar disposto a compartilhar o sucesso dos projetos e evitar comportamentos individualistas. Para que o ambiente corporativo seja agradável, Juliana transmite seus conhecimentos aos demais e aprende com os seus superiores e colegas.

Saia da zona de conforto

É comum que adversidades e mudanças sejam frequentes tanto na vida pessoal quanto na carreira de uma pessoa, e a habilidade de lidar bem com as situações que lhe tirem da zona de conforto é um fator relevante e indispensável no ambiente profissional.

Dessa maneira, sempre que mudanças ocorrem em sua vida, Juliana busca evoluir e obter aprendizado com as experiências, inclusive as negativas, e, por mais difícil que sejam, tenta enxergá-las como uma oportunidade de aprender algo.

Por que a especialização é importante para o crescimento profissional?

Ao perceber que as organizações têm exigido conhecimento teórico e técnico para atender às suas necessidades, Juliana procurou especializar-se na área e, para tanto, procurou por um curso profissionalizante.

O investimento em certificações é uma tendência que está atingindo todos os ramos, uma vez que se trata de um modo de comprovar a experiência e o conhecimento técnico acerca de determinada área profissional.

Diante desse cenário, o investimento em especializações e qualificação profissional se tornou uma peça-chave para obter o sucesso esperado dentro de uma organização, pois quanto mais uma pessoa adquire qualificação, mais ela se torna reconhecida no mercado de trabalho e as empresas passam a enxergá-la como um profissional sério e preocupado tanto com o seu desenvolvimento pessoal quanto com o avanço da instituição.

Juliana, a fim de alinhar as suas habilidades com o que as organizações procuram e almejando um cargo ainda maior na empresa onde trabalha no ramo de informática, decidiu realizar mais uma especialização por meio de um curso profissionalizante em gestão de TI para, dessa maneira, aumentar a sua remuneração e obter ainda mais crescimento profissional.

No entanto, Juliana teve o cuidado de buscar por uma instituição renomada para alcançar os seus objetivos e crescer tanto dentro da empresa como também fora dela e, com isso, realizou os seus cursos profissionalizantes na CETESC.

Agora que você já sabe como garantir o seu crescimento profissional, faça como Juliana e procure sempre por especializações a fim de se manter alinhado com as expectativas das organizações.

Se você se interessou pelo tema, continue a visita em nosso blog e veja quais dos cursos profissionalizantes em SC têm o seu perfil e volte a estudar!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário