Powered by Rock Convert

Se a sua única motivação no trabalho for o dinheiro que cai na sua conta, tem algo de errado aí. Mais do que isso, você precisa de conforto e de crescimento pessoal. Claro que sempre haverá dificuldades no exercício de uma função, mas saiba que há muitas formas de passar por tudo com tranquilidade e bem-estar.

Trabalhar com a motivação em alta traz um monte de benefícios: ajuda no crescimento da carreira, você consegue encarar melhor as situações cotidianas, além de fazer um bem enorme para a sua saúde mental.

Pensando no valor de investir nesse aspecto de sua experiência profissional, daremos aqui algumas dicas indispensáveis para construir a motivação no trabalho!

1. Administre bem o seu tempo

Ao definir o tempo que vai dedicar a cada atividade, a tendência é que o seu desempenho melhore. Mas como fazer isso? Por exemplo, foque em uma tarefa de cada vez. É impossível realizar adequadamente várias funções ao mesmo tempo, apesar de às vezes acharmos que vamos dar conta.

Outra dica útil é fazer um cronograma que lhe forneça tempo hábil para realizar cada atividade com tranquilidade. Colocar a ordem de suas funções e seus prazos em um papel ou no computador já é um bom jeito de você se organizar.

Faça também uma lista de prioridades para estabelecer o que merece atenção imediata e o que pode ser deixado para outro momento. Organizar-se é uma forma segura de manter sua motivação no trabalho, pois aumenta sua eficiência e produtividade.

2. Aprenda a se comunicar

Trabalhar — individualmente ou em equipe — sempre envolve se comunicar com pelo menos uma, ou com várias pessoas. Melhorar sua capacidade de fala e de entendimento permite ter muito mais flexibilidade nas negociações, dentro e fora da empresa.

Aqueles que se expressam bem são capazes de influenciar seu contexto de acordo com as suas necessidades, e constroem para si mesmos um espaço de trabalho motivador. Por outro lado, os que não o fazem costumam ter problemas em serem ouvidos e em conviver com outras pessoas de modo geral.

Powered by Rock Convert

3. Contribua para o bem-estar de todos no ambiente

Uma das vantagens de trabalhar em equipe é poder contar com a força de outras pessoas para alcançar objetivos maiores e também ter auxílio nas horas de dificuldade. Portanto, é fundamental construir com essas pessoas laços de confiança e solidariedade.

Seu bem-estar sempre será condicionado pelo clima no ambiente de trabalho. Sobre esse ponto, é interessante ressaltar o valor da política da gentileza e da cordialidade.

Devemos evitar os excessos de intimidade nos momentos mais “oficiais” do cotidiano, e saber separar as nossas competências profissionais das esferas pessoais e íntimas. Obviamente, esses dois campos não são totalmente independentes, mas devem ser minimamente delimitados para elaborar sua prática de trabalho.

4. Evite participar de fofocas e disputas desnecessárias

Ainda sobre o clima e as relações sociais na empresa, uma armadilha comum para os despreparados é participar de fofocas, espalhar rumores, ou ter comportamentos equivalentes. Embora pareça algo inofensivo, pode gerar consequências graves para o indivíduo e para a empresa como um todo.

Nesse mesmo sentido, não é saudável alimentar brigas e competições excessivas nesses contextos, principalmente com pessoas de sua própria equipe ou com superiores. A melhor forma de resolver qualquer conflito é chamar para um diálogo aberto e honesto.

Ainda que seja difícil tratar de determinados assuntos, procure colocar as cartas na mesa em vez de ignorar os temas que lhe afetam diretamente. Porém, saiba direcionar suas energias para as “batalhas” que realmente valem a pena ser compradas.   

A motivação é um ingrediente indispensável para a sua saúde mental e para o seu crescimento profissional. Para além do trabalho em si, alguns cuidados como se alimentar bem, ter boas noites de sono e praticar exercícios físicos também podem contribuir muito nesse quesito.  

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário com as técnicas que você utiliza para ter motivação no trabalho e ajude outras pessoas!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário