Vender é uma habilidade capaz de abrir muitas portas. Mesmo em época de crises, um bom vendedor é requisitado, afinal, ele é um dos profissionais que mais ajuda a impulsionar o crescimento do negócio.

Os rendimentos são outra vantagem dessa profissão. Além do fixo, os vendedores recebem comissões e outros tipos de bonificações que são muito interessantes. Por isso, entender como vender mais é o objetivo de muitos trabalhadores.

No artigo de hoje, vamos apresentar o Thiago. Com ele, você vai aprender a como vender mais e aumentar suas comissões, sem ter que dedicar mais horas ao trabalho. Acompanhe!

1. Entenda a necessidade do cliente

O Thiago tem um hábito muito interessante: ele sempre pergunta “você já tem uma ideia do que você quer ou gostaria de conhecer as opções?”. Geralmente, o cliente explica para o que vai usar determinado objeto e Thiago fica atento para entender exatamente a necessidade dele.

Quando ele não consegue uma resposta satisfatória, ele usa outra técnica: leva a pessoa até a sessão e mostra alguns modelos, prestando bastante atenção naquilo que mais interessa o comprador.

Entender as necessidades dos clientes é mais do que apenas saber o que ele deseja. Por isso, questione sempre ao comprador para o que ele usará determinado objeto, em qual contexto, com que frequência etc. Faça perguntas em forma de uma conversa, enquanto mostra os produtos. Além disso, deixe o cliente falar, escute com atenção e use as informações para convencê-lo.

2. Foque no benefício do produto ou serviço

Nem sempre a loja tem exatamente o que o cliente está procurando e, quando isso acontece, Thiago foca no benefício do produto que ele tem à disposição.

Por exemplo, certo dia um casal procurava uma máquina de café em cápsulas, mas na loja só tinha do modelo tradicional — em jarra, para fazer com pó. Thiago levou o casal até as cafeterias e perguntou com que frequência eles tomam café. Eles responderam que pelo menos duas vezes de manhã e duas à tarde.

Com essa informação, o vendedor explicou que a cafeteira tradicional, poderia resolver muito bem a necessidade deles, além de ser mais barata e não ter o gasto com as cápsulas.

Depois, mostrou uma cafeteira que faz a bebida em apenas 5 minutos e explicou que 1 kg de café duraria até duas semanas. Não há dúvidas que o casal foi convencido, não é mesmo?

3. Saiba contornar objeções

Muitas vezes, os clientes vêm até à loja cheios de perguntas e colocando verdadeiros desafios na venda. Enfrentar as objeções com positividade é uma prática de Thiago. Para contornar, ele costuma explicar tudo sobre o produto e responder todas as perguntas.

No entanto, algumas vezes as objeções indicam que o item não é o que o cliente precisa e, nesses casos, Thiago é sincero em dizer: “entendo as suas exigências mas, infelizmente, não terei o que você procura. Estou à disposição caso você precise de algo mais”.

É claro que isso significa que Thiago não fará a venda, mas a sinceridade e o esforço por entender a necessidade do cliente cria um relacionamento entre eles. Dessa vez a venda não aconteceu, mas o cliente saiu com uma boa impressão do atendimento, podendo procurar o vendedor em outra situação. Ás vezes, deixar de fazer uma venda é o caminho para vender mais!

4. Faça um curso de vendas

Agora, se você pensa que nosso personagem aprendeu tudo isso sozinho, está muito enganado!

Assim que percebeu que poderia aumentar seus ganhos como vendedor, Thiago fez um curso de vendas. Ele aprendeu sobre comunicação, persuasão, alguns conceitos de marketing e até a vender por telefone. O foco agora é se destacar na empresa para se tornar gerente de setor.

Viu só como nosso personagem se tornou um vendedor melhor aplicando algumas técnicas aprendidas durante um curso profissionalizante?

Conhecendo as necessidades do cliente, os benefícios do seu produto ou serviço, e contornando as objeções, é possível que você se destaque e alcance resultados ainda melhores dentro da empresa que trabalha.

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