Powered by Rock Convert

Saber o momento mais adequado para mudar de carreira é capaz de fazer a diferença na vida de qualquer pessoa. A busca pela realização profissional pode ter início mais cedo, na juventude, mas não é raro, hoje em dia, que o profissional passe por experiências em áreas distintas antes de acertar na escolha.

Por isso, é fundamental perceber os sinais que apontam para tal necessidade, o que fazer para se preparar e, se for mesmo algo primordial, qual a melhor forma de encarar a nova profissão. É sobre todos esses aspectos que este artigo vai tratar. Continue a leitura!

Qual a importância do trabalho atualmente?

Antigamente, o trabalho era constantemente visto como uma tarefa penosa e sujeita à exploração pelos patrões. Isso porque não existiam as leis que garantem os direitos trabalhistas ou a facilidade de acesso a informações sobre cursos, carreiras, rede de contatos etc.

Hoje, podemos conhecer um pouco mais sobre as profissões e as empresas antes de optar por alguma delas. Outra questão observada é que era bastante comum que os próprios pais priorizassem o trabalho em detrimento do estudo dos filhos, com o objetivo de aumentar a renda familiar.

Isso, de certa forma, dificultava e até impedia os jovens de encontrar prazer na atividade profissional. Ainda que tal passado nada atrativo tenha deixado raízes na maneira como pensamos o trabalho na atualidade, graças a mudanças sociais e comportamentais, essa visão tem se alterado (e para melhor!).

É possível, por exemplo, investir em estudos para seguir a carreira desejada e alterar a rota profissional a qualquer momento, desde que essa mudança seja resultado de uma reflexão cuidadosa — e não de um simples impulso.

Como identificar o momento certo de mudar de carreira?

Quando a pessoa se encontra frustrada no emprego, acha que poderia ter seus rendimentos aumentados e, acima de tudo, estaria melhor se produzisse mais, o momento de decisão pode estar se aproximando. Mas mudar de carreira, como dissemos acima, não pode ser uma atitude tomada de forma impulsiva.

Sair em busca de novas oportunidades, realização profissional e melhoria no padrão de vida é uma ação baseada em um processo de decisão muito sério. A família e a vida pessoal são elementos fundamentais que apoiam a mudança.

Quem percebe que está na hora de mudar de carreira vê que, nos dias de hoje, é mais fácil tomar essa atitude. Isso porque a pessoa sabe que, ao abrir a possibilidade de alcançar mais sucesso na vida profissional, o lado pessoal também passará por melhorias, pois ela se sentirá mais realizada.

Nova postura das empresas

As empresas estão mais abertas a novas contratações e à dinamicidade do mercado, portanto as opções de vagas são diversificadas. São maiores as chances de encontrar um lugar para trabalhar fazendo o que gosta e ser bem remunerado por isso.

Powered by Rock Convert

Sendo assim, inúmeras possibilidades estão abertas nas companhias, mas é preciso avaliar o grau de insatisfação com o emprego atual, o cenário nacional e as possibilidades de crescimento na nova carreira, entre outros fatores. Só depois disso é que a pessoa terá condições de saber se aquele é o momento certo para tomar tal atitude.

Quais ações são recomendadas para quem deseja mudar de carreira?

Depois de refletir, você chegou à conclusão de que mudar de carreira é a opção adequada? Então, é preciso tomar algumas atitudes para realizar esse sonho. Veja, abaixo, quais são as recomendações para quem acha que chegou a hora da virada.

Avaliar suas habilidades e seu estilo de vida

Em primeiro lugar, a pessoa que deseja mudar de carreira deve se conhecer e avaliar suas habilidades em relação ao que projeta para o futuro. O estilo de vida também interfere nessa escolha, já que os valores e o modo de lidar com o mundo vão refletir no desenvolvimento da nova função.

Quando falamos em habilidades, estamos nos referindo tanto à capacidade técnica — que pode, inclusive, ser desenvolvida em um curso — quanto à aptidão comportamental, isso é, o controle emocional, a facilidade de comunicação e liderança etc.

Comparar talento e dedicação

O ditado diz que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”. Essa é a verdade também do mundo profissional. Quem se esforça pode alcançar tanto sucesso quanto outra pessoa que já nasceu com o dom para exercer aquela atividade.

Por isso, com o investimento certo e a meta direcionada, pode-se chegar ao sucesso. Não é à toa que os colaboradores de uma organização têm sido chamados de “talentos”!

Verificar a demanda do mercado

Quando se decide por uma mudança na carreira, deve-se avaliar, também, os fatores externos. Pesquisar sobre como o mercado absorve novos profissionais e se existe uma valorização da área (Gestão de TIInformática e Computação Gráfica, por exemplo, estão em ascensão) é fundamental para que você certifique se está tomando uma decisão acertada.

Fazer networking

Se essa é uma palavra nova no vocabulário de algumas pessoas, a prática já é antiga. Trata-se de estabelecer uma rede de contatos relacionados à carreira e ao mercado de trabalho. Com as redes sociais, especialmente o LinkedIn, fica muito mais fácil se aproximar de pessoas que têm o mesmo interesse ou podem auxiliar em uma futura contratação.

Valorizar o estudo

Uma das maneiras de alcançar o sucesso tão desejado é investir no estudo da nova área. Quem quer mudar de carreira precisa, em um primeiro momento, saber que esse sonho fica bem mais fácil de ser alcançado quando se faz um curso profissionalizante.

Portanto, não importa se a intenção é aumentar a renda ou se sentir realizado no exercício da profissão (melhor ainda se ambas as vontades caminharem juntas): o importante é que a pessoa sinta segurança na decisão que está tomando e possa contar com o apoio da família e a seriedade de bons cursos.

E então, gostou de nossas sugestões? Se este artigo proporcionou mais segurança à sua decisão de mudar de carreira, siga nossas redes sociais — TwitterFacebook e Instagram — e acesse mais conteúdos que vão ajudar na escolha de uma profissão!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário