Powered by Rock Convert

Você já pensou sobre o que faz algumas empresas prosperarem, enquanto outras enfrentam grandes dificuldades? Não importa o tamanho do negócio nem quanto dinheiro foi investido, o que realmente faz diferença é como a empresa se preparou e se ela fez um bom plano de negócios.

O plano de negócios é um planejamento que vai ajudar todo novo empreendedor a conhecer melhor o seu mercado para antecipar-se e superar os eventuais desafios.

Vamos contar a história da Carla, uma pessoa que entende muito bem da importância desse planejamento. Continue a leitura e descubra o que é, qual a importância e como fazer um bom plano de negócios.

O que é o plano de negócios?

Cansada do emprego fixo que tinha, Carla resolveu empreender com algo que ela fazia muito bem: bolos para festas. Por não entender sobre administração de empresa ela fez uma pesquisa na internet e descobriu que deveria começar pelo plano de negócios, que é uma forma de planejamento para novos empreendedores.

Nesse documento, ela deveria registrar o que esperava do seu empreendimento, os desafios que poderia encontrar e como tudo funcionaria. Então, Carla abriu um arquivo no computador e começou a escrever.

Ela anotou também tudo o que sabia sobre fornecedores, concorrência, clientes, custos, investimentos necessários e a margem de lucro esperada. Quando terminou, percebeu que precisaria pesquisar mais sobre cada um desses itens, e foi isso que fez.

Foi pessoalmente à concorrência e conversou com amigos e conhecidos para descobrir os gostos deles. Carla conheceu os fornecedores, fez orçamento dos materiais e equipamentos e calculou os custos fixos e variáveis que teria.

Com tudo isso anotado no plano de negócios, ela conseguiu traçar um planejamento para abertura do próprio empreendimento, com metas claras e objetivos para cada etapa.

Com o exemplo da Carla, percebemos que o plano de negócio é como um guia para entender todas as particularidades do mercado e do ramo no qual se está iniciando. Ele deve orientar a sua administração e gestão. É claro que existirão imprevistos, mas você estará mais preparado para enfrentá-los.

Powered by Rock Convert

Por que o plano de negócios é importante?

Como você viu, o plano de negócios de Carla fez com que ela entendesse muito mais sobre o mercado, a concorrência, os clientes, os fornecedores e conseguiu calcular com antecedência todos os custos para abrir e manter sua empresa. Ou seja: ela ficou muito mais preparada!

Foi nessa pesquisa que a Carla notou, por exemplo, que os clientes preferiam bolos com cobertura de pasta americana, e não apenas com chantilly, como pensara inicialmente.

Percebeu, também, que, para ganhar mais clientes, seus bolos precisariam ser muito mais bonitos e gostosos do que os da padaria do bairro, que não eram tão atraentes e saborosos, mas tinham um preço baixo.

Com relação à parte administrativa, Carla se preparou financeiramente para começar e estruturou um plano de expansão, revertendo o lucro dos primeiros pedidos em mais compras. Descobriu a melhor margem de lucro e o preço correto a ser cobrado, considerando os custos variáveis do seu negócio.

Como fazer um plano de negócios?

Você pode fazer como a Carla, em um computador, ou, até mesmo, em um caderno. O mais importante é não deixar de anotar tudo de forma organizada.

Comece definindo qual o produto ou serviço, a missão e visão da empresa. Depois, escreva tudo que precisará para oferecer isso: fornecedores, equipamentos e instalações. Feito isso, é hora de estudar a concorrência, o mercado e os clientes.

Com todas essas informações, é possível fazer a estimativa de custo, tanto fixo quanto variáveis, pesquisando junto aos fornecedores. Faça a definição dos preços, ajuste o produto ou serviço, faça um plano de divulgação, de expansão e estratégias para enfrentar problemas.

Criar um plano de negócios é importante para todo novo empreendedor se planejar para o sucesso. Com esse documento, a Carla aprendeu bastante e se preparou em todos os aspectos para esse novo desafio. Você também pode fazer um plano de negócios e ter muito mais chances de alcançar os objetivos com a sua empresa.

Gostou de saber mais sobre o plano de negócios e sua importância? Então, compartilhe este post nas redes sociais e ajude mais pessoas!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário