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Evandro é um mecânico automotivo de qualidade muito procurado pelos clientes da oficina em que trabalha. Entretanto, ele percebeu que, apesar de gerar bastante lucro para o seu patrão por prestar um serviço de excelência, recebe um salário baixo que não supre todas as suas necessidades.

Sendo assim, ele decidiu enfrentar os seus medos e abrir a sua própria oficina mecânica de automóveis pois, dessa maneira, ele poderia receber todo o lucro gerado pelo seu trabalho. Ocorre que ele percebeu que apenas ter o conhecimento técnico não era o bastante para empreender, o que o levou a estudar sobre o tema.

Se você quer saber o que Evandro aprendeu, acompanhe o texto com 8 dicas para manter uma oficina organizada para empreender e alcançar o sucesso. Confira!

1. Ofereça serviços especializados de qualidade e diferenciados

As mecânicas de automóveis atuais costumam oferecer serviços bastante especializados para manterem a sua qualidade elevada, uma vez que é extremamente complicado conhecer todas as peças e particularidades das inúmeras marcas e modelos de carros disponíveis no mercado. Os clientes, em geral, também costumam gostar de negócios de nicho especializados, pois eles fornecem mais segurança.

Assim, focar em um ramo de atuação pode ajudar a obter sucesso. Evandro, por exemplo, especializou a sua oficina em reparação de automóveis, mas também é possível se especializar em áreas como ar-condicionado, sistemas de aquecimento e freios.

2. Tenha conhecimentos administrativos e gerenciais para o bom andamento da oficina

Além de ser um bom mecânico automotivo, Evandro também precisou se tornar um grande gestor, que cumpre com o que promete aos seus clientes e realiza os serviços dentro do prazo, para que a sua mecânica de automóveis prosperasse e para não perder a confiança da sua clientela.

Assim, ele teve de aprender a lidar da maneira adequada tanto com os clientes quanto com os funcionários, a manter as contas e os pagamentos da empresa em dia, a emitir notas fiscais e ordens de serviço e a gerenciar os custos extras. Para não perder o controle de tantas tarefas, Evandro mantém todas as informações referentes ao seu negócio em um sistema informatizado de acesso rápido.

3. Mantenha a oficina sempre organizada para aperfeiçoar as atividades

Manter a oficina organizada facilita o trabalho do mecânico — uma bancada desorganizada, muitas vezes, pode até mesmo contribuir para atrasos no serviço — e ainda causa boa impressão nos clientes.

Por isso, Evandro busca manter o ambiente em ordem, organizando sempre entre um serviço e outro e marcando com etiquetas a qual setor os instrumentos de trabalho pertencem, o que evita que as ferramentas fiquem espalhadas de maneira desordenada pela oficina.

4. Tenha um plano de ação bem definido para saber sair das dificuldades

É comum que em algum momento uma empresa passe dificuldades, por isso é fundamental ter estratégias e saber como agir nos momentos adversos. O Evandro, por exemplo, mantém um plano de ação bem definido que o ajuda a definir o rumo do seu negócio.

Nesse planejamento, ele busca sempre manter em caixa dinheiro suficiente para cobrir algumas despesas extras e para arcar com os gastos da mecânica de automóveis nos meses em que a empresa não tiver lucros suficientes.

5. Ofereça serviços de manutenção preventiva

Em uma oficina mecânica, o serviço de manutenção preventiva em veículos, em geral, conta com uma demanda maior, especialmente perto ou durante os feriados prolongados e períodos de férias.

Tal situação se dá porque os donos de veículos buscam por uma oficina mecânica para fazer os reparos necessários para realizar as viagens decorrentes desses períodos em seus carros, ou ainda porque procuram aproveitar o tempo livre que não estão trabalhando para fazer a manutenção.

Ao perceber o que ocorria perto dessas datas, Evandro passou a estimular esse serviço de uma forma contínua em sua oficina mecânica, criando boas condições para os clientes fazerem a manutenção em seus carros mesmo em períodos em que não viajarão — o que criou um diferencial para o seu empreendimento e tornou o seu negócio mais conceituado no mercado.

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6. Realize alinhamento e balanceamento para aumentar a margem de lucro

Evandro aprendeu durante seus estudos para tornar-se mecânico automotivo que os serviços de alinhamento e balanceamento devem ser realizados periodicamente a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo.

Dessa maneira, tais atividades representam um faturamento garantido e não demandam altos custos e nem sequer um grande investimento em tempo para serem realizadas, por essa razão, apesar de existir concorrência no ramo, Evandro também disponibilizou esses serviços em sua oficina mecânica a fim de prestar um bom atendimento e fidelizar novos clientes.

Além da rodagem, também é importante realizar o balanceamento após as trocas de pneu ou de rodas para evitar trepidações na hora de dirigir — o que garante que o cliente volte ainda mais vezes ao empreendimento.

Dessa maneira, contar com os serviços de alinhamento e balanceamento aumenta a margem de lucro de Evandro.

7. Conte com serviços de reparos automotivos e funilaria de qualidade

Como as colisões ocorrem diariamente no trânsito, os reparos nos veículos são um dos principais serviços das oficinas mecânicas, por isso Evandro nunca deixou de atuar na área de funilaria.

Contudo, esse não deve ser o único produto oferecido, porque o cliente pode precisar de outros serviços em uma mesma visita. Nesse ramo é possível oferecer diversos tipos de conserto, desde o reparo de pequenos amassados, conhecidos como “martelinho de ouro”, até os mais complexos e que demandam mais tempo.

Assim, para não perder clientes, Evandro também realiza tais reparos sem deixar de prestar um atendimento personalizado em um ambiente organizado e limpo, o que contribui para a fidelização de uma clientela.

8. Tenha uma equipe com soldadores e mecânicos automotivos capacitados

Conforme a sua oficina ganhou visibilidade, a demanda de serviços do Evandro cresceu, o que o obrigou a contratar uma equipe para ajudá-lo nas tarefas. Entretanto, para a qualidade do serviço não cair, ele buscou por pessoas capacitadas e com amplo conhecimento em mecânica de automóveis, além de soldadores qualificados.

mecânico automotivo é o profissional que deve saber ouvir o defeito do veículo, diagnosticá-lo e passar ao cliente as informações de uma maneira fácil de entender. Além disso, é preciso ter conhecimento de cada modelo de veículo — sobre as suas características tecnológicas, seu funcionamento e outros aspectos.

Já o soldador é o profissional que tem conhecimento dos tipos de solda mais utilizados dentro de uma oficina mecânica, capacitado para realizar o corte de peças metálicas, furos, chapas, equipamentos solda em aço-carbono e inox, utilizando processos de soldagem e corte, como eletrodo, TIG, MIG e MAG.

Assim, ao contratar mecânicos automotivos e soldadores, Evandro conquistou novos clientes, especialmente por contar com uma equipe qualificada e de confiança.

É válido ressaltar que durante a seleção, Evandro deu preferência para os candidatos que tinham realizado um curso profissionalizante na área, pois essa é uma comprovação de conhecimento técnico do profissional.

Com capacidade e disposição, Evandro fez com que a sua oficina mecânica de automóveis prosperasse e atingiu com sucesso o seu objetivo de empreender, o que também é possível para as demais pessoas que se dedicarem como ele.

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