Powered by Rock Convert

João sempre quis saber como empreender — o seu sonho era ter um negócio e ser o seu próprio chefe. Ele acreditava, no entanto, que empreendedorismo é apenas uma característica de personalidade, que alguns têm e outros não.

Ao estudar sobre o assunto, João descobriu que é possível, sim, aprender a empreender por meio da educação. Então, realizou cursos profissionalizantes acerca do tema e, finalmente, abriu o seu próprio negócio, que hoje garante uma renda mensal muito maior do a que ele tinha quando era empregado de outras empresas.

Se você tem o mesmo desejo que o João e quer usar a educação como sua maior aliada, este post foi feito para você! Continue lendo e veja como empreender, atuando de forma mais efetiva e melhorando os seus resultados!

Conheça a sua paixão

O primeiro passo que João deu, antes mesmo de concretizar o seu negócio, foi tentar descobrir qual era a sua paixão, ou seja, identificar algo que era prazeroso para ele e com o qual ele gostaria de trabalhar. Esse é um ponto muito importante, pois a possibilidade de trabalhar com algo que te dá prazer é um dos maiores benefícios do empreendedorismo.

João, então, analisou as suas vocações, talentos e hobbies, e percebeu que se sentia bem enquanto cuidava do seu carro — ao ponto de sequer perceber as horas passarem. Por essa razão, decidiu estudar sobre mecânica para abrir a sua própria oficina.

Tire as ideias da cabeça

Depois de definir o ramo com que gostaria de trabalhar, João teve que colocar as suas ideias em prática. Afinal, enquanto estavam apenas em seus pensamentos, elas não era mais do que um sonho.

Para tornar tudo real e dar início à execução do seu projeto, João pegou um papel e anotou todas as suas ideias e planos, para ter um direcionamento a seguir. Além disso, montou uma planilha financeira com valores relacionados aos custos do seu produto, gastos gerais, lucro líquido e até uma projeção do seu faturamento máximo.

Todos os empreendedores, em algum momento antes da abertura do seu negócio, tiveram que realizar algo assim, como um plano de negócios e um estudo de viabilidade. Esse processo de planejamento e organização evita muitas surpresas no futuro, e até uma possível falência, pois permitem que o empreendedor já saiba o que esperar do mercado e do seu próprio negócio.

Observe o mercado

Depois de todos os passos anteriores, João teve que observar mais detalhes sobre o ramo em que desejava entrar — como quantas oficinais existem na sua cidade, qual é o melhor bairro para montar o negócio etc. — para não cometer nenhum erro de estratégia.

Ao observar o mercado, ele pode perceber se o negócio que ele queria abrir era, de fato, relevante para os consumidores daquela região. Isso é essencial, pois não adianta abrir um bom empreendimento se os clientes locais não tiverem interesse no ramo, ou se já aquele ponto já estiver saturado do mesmo tipo de serviço.

Powered by Rock Convert

Para ter uma real noção sobre o mercado da sua área, João até visitou, como cliente, estabelecimentos similares ao que ele pretendia abrir. Então, depois de estudar todos esses detalhes — inclusive com relação a concorrentes, fornecedores e até o perfil da sua clientela potencial —, ele pôde definir o melhor bairro para montar o seu negócio.

Faça cursos para desenvolver suas habilidades

Ao decidir abrir um negócio, como vimos, João teve que estudar bastante sobre a sua ideia, uma vez que tinha muita vontade de trabalhar por conta própria, mas não entendia especificamente sobre como empreender.

Inicialmente, ele reuniu diversos conteúdos na internet sobre o tema e estudou cada um deles, a fim de se aperfeiçoar. Mas, com o passar do tempo, João percebeu a necessidade de se aprofundar em alguns assuntos. Foi aí, então, que decidiu realizar cursos profissionalizantes.

Foi justamente isso que lhe garantiu a segurança de que ele precisava, tanto para empreender quanto para aprender ainda mais sobre mecânica automotiva, uma vez que ele realizou especializações em ambas as áreas.

Esses cursos ensinaram ao João como dar os seus primeiros passos como empreendedor, além de ser a melhor opção para evitar o fracasso imediato, como a falência de seu negócio. Além disso, ajudou a cortar caminho em direção ao seu objetivo, uma vez que, em sala de aula, ele aprendeu diversos ensinamentos que utiliza até hoje em seu dia a dia profissional.

Calcule os gastos

Uma das coisas que João aprendeu em seus cursos foi que abrir o seu próprio negócio requer investimentos e até uma reserva de emergência, para eventuais gastos extras que podem acontecer. Além disso, ele entendeu como todo negócio demora certo tempo para começar, de fato, a dar lucro.

Pensando nisso, João calculou o montante que era necessário para se manter nos primeiros meses da empresa e procurou opções de recursos e financiamentos para garantir o seu empreendimento. Depois de conseguir os recursos necessários e dar início ao negócio, João ainda utiliza planilhas — como de estoque, fluxo de caixa e capital de giro — para ajudá-lo na gestão e administração de todos os gastos.

Tenha coragem

Por fim, o último passo que João teve que tomar foi o de ter coragem para sair de sua zona de conforto e tirar todo o seu planejamento do papel.

Acreditar no potencial do seu empreendimento, dedicar-se e dar o seu melhor, além de ter persistência e paciência, foi o que deu coragem a João para dar início ao seu empreendimento. E, depois de colocar em prática todos os tópicos anteriores, como reunir o capital e analisar o mercado, ficou mais fácil para que essa coragem superasse o seu medo.

Apesar de a jornada de empreendedor ser desafiadora e difícil em determinados momentos, João obteve excelentes resultados com o seu negócio. E agora que já sabe todos os detalhes sobre como empreender, você também pode fazer como João! Lembre-se de realizar cursos profissionalizantes de qualidade, como os que são oferecidos pela CETESC, para se tornar um empreendedor de sucesso utilizando a educação como sua maior aliada.

Gostou da leitura? Se ficou interessado em realizar cursos profissionalizantes, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário