Powered by Rock Convert

Com a concorrência cada vez mais acirrada, torna-se necessário ter uma boa administração de pequenas empresas. João, que acabou de concluir o Ensino Médio e sonha em ter o seu próprio negócio, tem pensado muito nisso.

Pesquisando sobre o assunto, ele encontrou informações importantes que dizem que os cuidados com a gestão, as finanças, o planejamento e a satisfação de clientes devem ser prioridade do empreendedor.

Pensando em encontrar a melhor forma de conduzir o seu negócio para obter sucesso, João se dedicou mais à sua pesquisa. Se você quer saber quais dicas ele encontrou sobre administração de pequenas empresas, continue acompanhando este post!

Cuidado com a gestão

A primeira dica encontrada por João foi sobre os cuidados com a gestão. Ele anotou que a primeira ação para conduzir melhor a administração de pequenas empresas é ser um bom gestor. Para tanto, é necessário ter um bom planejamento, ser organizado e estar sempre atento a todos os detalhes da empresa.

Além disso, segundo as informações encontradas por João, é essencial saber identificar os problemas e encontrar soluções eficientes para que os erros diários não causem prejuízos e atrapalhem o funcionamento da empresa.

Organização das finanças

Depois de entender sobre a gestão, João procurou dicas sobre finanças, que ele julga ser uma das áreas mais importantes da empresa. Em sua pesquisa, ele entendeu que, para que o negócio seja bem conduzido, ele precisa estar organizado e funcionando ativamente.

Entre as diferentes maneiras de organizar a gestão financeira da sua pequena empresa, a escolhida por ele foi adotar uma planilha de Excel, que auxiliará na tarefa. Por meio dela, João conseguirá elaborar um fluxo de caixa, adicionando fórmulas e fazendo com que ela funcione sozinha, sendo necessário apenas alimentar os dados diariamente.

Powered by Rock Convert

João também aprendeu que ele nunca deve misturar as suas finanças pessoais com as empresariais. Ele sabe que é muito fácil desrespeitar essa regra, afinal, que nunca utilizou dinheiro da empresa para pagar uma conta pessoal? Portanto, a partir de agora, essa é uma das missões que ele terá para conduzir melhor o seu negócio.

Foco no cliente

Uma empresa só existe por causa dos seus clientes — essa foi a dica mais relevante que João encontrou sobre o assunto. A partir disso, ele decidiu que o foco da sua pequena empresa será sempre o cliente, e que a organização trabalhará para que ele fique satisfeito.

A partir disso, João elaborou um pequeno guia que deve ser seguido por ele e todas as pessoas que compõem ou farão parte da empresa. Esse guia estipulava que as seguintes ações fossem seguidas:

  • sempre escutar o cliente;

  • estabelecer uma relação de confiança;

  • ser agradável;

  • prestar um bom atendimento;

  • oferecer suporte após a venda.

Delegação de funções

Um bom gestor não é aquele que consegue resolver tudo sozinho, mas o que delega de forma correta todos os trabalhos da empresa. João entendeu que essa dica também é muito importante para o sucesso do seu negócio e resolveu adotar essa medida.

Sendo assim, ele conversou com todas as pessoas que o ajudam e decidiu que cada um ficaria responsável pela função que melhor desempenha na empresa. Ele ficou com a área de marketing.

Investimento em conhecimento

Por fim, a última ação que está no planejamento de João para que ele tenha sucesso na administração de pequenas empresas é nunca deixar de buscar conhecimento. Essa foi a primeira que ele colocou em prática. Logo que terminou a sua pesquisa, foi em busca de uma escola e encontrou o CETESC. Lá, ele se matriculou em um curso profissionalizante de administração que iniciará em breve.

Cuidar bem da administração de pequenas empresas exige organização, dedicação e principalmente muita vontade de sempre fazer o melhor pelo empreendimento. João se organizou e foi em busca dos seus objetivos. E você, está esperando o que para fazer como ele e ter muito sucesso na administração de pequenas empresas?

Comece agora mesmo entendendo um pouco mais sobre finanças. Confira o material que desenvolvemos sobre administração comercial e gestão financeira!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário