Powered by Rock Convert

Atualmente, os computadores são utilizados em todos os âmbitos da vida de uma pessoa, como em casa, na escola, no hospital, aeroporto, supermercado, entre muitos outros ambientes. Afinal, o mundo está cada vez mais tecnológico, e estudar informática tornou-se fundamental.

Dessa maneira, Renata percebeu que há uma demanda crescente por profissionais especializados em informática, uma vez que não adianta as empresas terem toda a tecnologia de ponta e computadores modernos disponíveis e não contar com profissionais capacitados para executar suas atividades utilizando esses recursos.

Se você quer conhecer o que a Renata descobriu sobre o assunto e por quais razões é fundamental estudar informática, acompanhe o post para conferir todos os detalhes. Veja!

Quais são as possibilidades de aplicação da informática no âmbito profissional?

Renata iniciou suas pesquisas sobre o tema buscando as diversas possibilidades de aplicação da informática em várias áreas e como cada setor demanda por diferentes especialidades.

Assim, ela verificou que é preciso estudar informática para atuar praticamente em todos os setores profissionais. Na área da medicina, por exemplo, computadores são usados desde o registro de uma consulta até em casos mais complexos, como no diagnóstico de graves doenças.

Já no ramo da educação os computadores são utilizados por professores e alunos para a realização de pesquisas sobre todas as matérias. Enquanto no setor industrial eles são usados na realização de pesquisas avançadas, bem como na produção de mercadorias tecnológicas.

Assim, Renata confirmou que é fundamental estudar informática, pois se tornou praticamente obrigatório ter essa habilidade no currículo na hora da contratação tanto em pequenas quanto em grandes empresas dos mais diversos ramos.

Powered by Rock Convert

Quais são as opções de especialização para quem estuda informática?

O ramo da informática é muito amplo e conta com diferentes opções de especialização. É possível, por exemplo, realizar um curso apenas sobre Excel avançado para aprender a desenvolver diversas planilhas ou estudar sobre o pacote Office completo — que conta com programas de texto, banco de dados, planilha de cálculo, e-mails, apresentação gráfica, entre outros.

Também é possível aprender a desenvolver softwares e aplicativos, mas para isso é preciso conhecer sobre programação. Por isso, Renata decidiu se especializar nessa área, e agora ela pode atuar tanto em fábricas de softwares quanto na criação do seu próprio negócio, desenvolvendo aplicativos e vendendo-os nas lojas virtuais dos sistemas operacionais dos celulares.

Existem também opções voltadas para a formação superior, é possível realizar uma faculdade no ramo, como o curso de Tecnologia da Informação, que estuda todas as atividades e soluções providas por recursos de computação; ou Engenharia da Computação, que ensina pontos da Ciência da Computação e da Engenharia Eletrônica que são fundamentais para o desenvolvimento de hardware e software.

Há, ainda, o curso de Ciência da Computação, que estuda as técnicas, metodologias e instrumentos do computador, entre muitas outras formações existentes no ramo.

Se você deseja se especializar nesse ramo faça como Renata, que realizou um curso profissionalizante na área da informática para se manter competitiva no mercado de trabalho e atender a demanda por tais conhecimentos, uma vez que entender sobre o assunto deixou de ser um diferencial e se tornou um pré-requisito.

Renata, que gostou do tema após começar o seu curso, não pretende mais parar de estudar informática, pois ela sabe que é preciso estar sempre em constante desenvolvimento, uma vez que inovações surgem a todo o tempo.

Se você deseja fazer como Renata e se tornar um profissional de informática, conheça o nosso curso de Informática e Tecnologias Digitais.

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário