Powered by Rock Convert

André se formou há pouco tempo no Ensino Médio e está em busca de uma boa oportunidade de trabalho. Devido a grande concorrência, ele está ciente que para conquistar um maior destaque no mercado é necessário estar em constante desenvolvimento e aperfeiçoar as habilidades profissionais mais requisitadas pelas empresas.

Apesar de saber disso, André ainda não conhece essas habilidades, portanto, focou a sua pesquisa nisso. Quer saber quais foram as 6 competências encontradas por André e que são as mais exigidas pelo mercado de trabalho? Então é só acompanhar o post!

1. Liderança

A primeira habilidade encontrada por André em grande parte da sua busca foi a de liderança. Ser um líder é ser uma pessoa confiável, transparente, motivadora e com atitude.

As empresas esperam que os colaboradores tenham um espírito de liderança e que tomem decisões. Ou seja, elas querem contar com funcionários que façam sem precisar que sejam solicitados. 

A partir dessa busca André já começou a treinar a sua liderança buscando livros sobre o assunto. Ele ainda está pensando em fazer cursos sobre liderança.

2. Comprometimento

Outra habilidade importante encontrada por André foi a capacidade de comprometimento. Essa foi uma das exigências considerada mais fácil por André. Afinal, basta chegar no horário, buscar soluções e querer sempre o melhor para a empresa.

André se considera um funcionário e colega de equipe que veste a camisa, então ele está tranquilo quanto a essa habilidade.

3. Trabalho em equipe

Uma empresa é formada por diversas pessoas e necessita de cada uma delas para que tudo funcione. Por esse motivo, André encontrou o trabalho em equipe como sendo umas das habilidades profissionais mais esperadas dos colaboradores. 

As empresas desejam ter em seu time pessoas que saibam conviver em harmonia, aceitem a opinião dos colegas, estejam dispostas a ajudar e entendam que sozinhas não conseguiriam ir tão longe. 

Powered by Rock Convert

4. Organização

De acordo com as pesquisas de André, ser organizado mostra comprometimento com a empresa. Além disso, essa habilidade proporciona maiores chances de sucesso no trabalho, por isso ela é tão esperada pelas companhias.

Como André não é muito organizado, ele já está tentando melhorar nesse quesito. Em sua busca, ele descobriu que existem diversas dicas, e-books, e até cursos que ajudam as pessoas a serem mais organizadas. 

5. Flexibilidade

Ser flexível é mais uma das habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho. Ao descobrir isso, André ficou feliz, já que ele costuma lidar bem com imprevistos e situações que não saem exatamente como planejadas.

E é exatamente isso que as empresas buscam. No ambiente organizacional é comum que aconteçam diversos imprevistos, como colaboradores que ficam doentes, trabalho extra em algum dia ou troca de equipes. Lidar bem com isso é uma vantagem. 

6. Criatividade

A última habilidade que mais apareceu na pesquisa de André foi ser criativo. As empresas esperam contar com pessoas que consigam encontrar formas de resolver problemas e que saibam inovar.

Para aumentar sua criatividade, André planeja ler livros e revistas, ver filmes e se espelhar em cases de sucesso.

Para conseguir atender a todas as habilidades profissionais exigidas pelo mercado é preciso muita dedicação e André sabe disso. Por esse motivo, ele foi atrás de cada uma delas. 

Agora que você já sabe quais são as aptidões requisitadas pelo mercado de trabalho, que tal se preparar para conquistá-las? Uma boa forma de conseguir alcançar esse objetivo é fazendo cursos profissionalizantes. Por meio deles, é possível aprender sobre cada uma dessas competências.

E então, gostou do post? Se você se interessou sobre a possibilidade de aprender as habilidades profissionais nos cursos e quer saber mais sobre o assunto, confira este post especial que preparamos para você sobre as vantagens de fazer um curso profissionalizante!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário