Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, diz a seguinte frase: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Então, que tal começar agora a investir na carreira e criar o seu futuro e sucesso profissional?

Foi isso que Márcio fez um ano atrás. Logo que terminou o Ensino Médio, começou a pensar sobre sua vida e decidiu agir para alcançar o sucesso. Apaixonado por tecnologia, ele estuda Gestão de TI e já trabalha na área.

Para isso, nosso personagem tomou algumas decisões e atitudes que o impulsionaram para o trabalho sonhado. Acompanhe os 5 passos para você fazer como Márcio e começar a investir na carreira hoje mesmo!

1. Entenda suas qualidades e interesses

Entender as suas qualidades é fundamental para identificar qual trabalho atenderá às suas expectativas. Pergunte-se por que está escolhendo determinada carreira? O que espera com ela? Quais características você tem que podem ajudá-lo?

Esse é um exercício de autoconhecimento e, também, para aprender a separar o hobby da carreira. Márcio, por exemplo, sempre gostou de jogos de computadores, mas percebeu que isso era basicamente um lazer. Como profissional, ele gostaria de ajudar a criar sistemas e solucionar problemas relacionados à tecnologia.

Faça uma lista das coisas em que você é bom e daquilo que gosta de fazer. Separe o que é hobby, pesquise sobre profissões e observe qual combinação leva a um trabalho atraente para você.

2. Defina seus objetivos e metas

Outra frase de Peter Drucker diz o seguinte: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”. Agora que você já tem ideia da carreira que quer seguir, chegou a hora de definir as metas.

É importante escrever e estabelecer prazos. Márcio, por exemplo, definiu “entrar na próxima turma do curso de Gestão de TI” e “encontrar um trabalho na área nos primeiros 6 meses de curso”.

Estipule metas de curto, médio e longo prazo e trace um planejamento para alcançá-las. Pode ser que nem tudo saia como o esperado, mas, se existem objetivos, fica bem mais fácil superar os desafios.

3. Informe-se sobre o mercado e faça networking

“Planos são apenas boas intenções a menos que, imediatamente, se tornem trabalho duro” diz o nosso pai da administração. Então, comece a agir conhecendo mais o mercado de trabalho em que você quer entrar.

Não tenha vergonha de perguntar, nem de marcar reuniões para conversar sobre negócios. Aprendizado é sempre bem-vindo! Além disso, você está fazendo networking: conhecendo pessoas com o mesmo interesse profissional.

Nosso personagem, o Márcio, assim que definiu as metas, marcou um café com um conhecido que já trabalhava na área da tecnologia. Perguntou sobre a profissão, como ingressar na área e até pediu indicações de outras pessoas para conversar.

4. Atualize seu currículo, portfólio e treine um discurso

Agora você já tem bastante conhecimento e, provavelmente, está bem empolgado com o que está criando para seu futuro. Então, chegou a hora de preparar o seu cartão de visitas.

Crie um currículo e, mesmo que não tenha experiência, deixe claro as suas habilidades, suas qualidades e seu interesse em trabalhar. Dependendo da área, faça também um portfólio com os seus principais trabalhos.

Por fim, treine um discurso de apresentação: quem é você, o que busca, suas virtudes e limitações.

5. Faça um curso para investir na carreira

Por fim, não deixe de fazer um curso profissionalizante na área que deseja. Mesmo que você já tenha estudado, pergunte-se qual outro conhecimento pode adquirir para se destacar no mercado de trabalho?

Por exemplo, o Márcio começou a estudar Gestão de TI no CETESC. Assim que terminar, fará um curso de Computação Gráfica e Design. Dessa forma, pretende ser um especialista em experiência do usuário de softwares.

Para que você comece a transformar o seu futuro profissional, é preciso agir! A história de Márcio é fictícia, mas pode ser a sua nos próximos meses. Siga esses passos e comece agora a investir na sua carreira!

Quer receber mais dicas para investir na carreira e mudar a sua vida profissional? Então, assine a nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo em seu e-mail.

Escreva um comentário