Juliano, assim como muitos outros brasileiros, tem o sonho de abrir o seu próprio negócio e, por essa razão, decidiu buscar mais informações sobre os desafios de empreender.

Em suas pesquisas, ele descobriu que, antes de dar início a uma empresa, é fundamental ter uma ideia de negócio e montar o seu planejamento completo, pois dessa maneira as chances de prosperar são muito maiores.

Contudo, ainda assim, Juliano enfrentou algumas dificuldades durante o processo de montar o seu empreendimento. Se você deseja saber quais desafios ele precisou encarar e como superou cada um deles, acompanhe o post!

1. Formalizar o negócio

A burocracia que envolve a abertura de um negócio é um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam, pois até mesmo uma microempresa tem uma série de exigências que precisam ser atendidas para garantir o sucesso do empreendimento e formalizar a empresa.

Para não cometer nenhum erro e não ficar na ilegalidade, Juliano procurou pela orientação de outros profissionais qualificados. Com isso, ele aprendeu que é possível abrir um MEI de maneira eletrônica e em poucas etapas. Contudo, percebeu que, para uma microempresa, é fundamental obter registros junto à Previdência Social, prefeitura local, Receita Federal, entre outros passos.

2. Organizar as finanças

Um dos desafios de empreender que Juliano enfrentou foi a organização das finanças do seu negócio, pois inicialmente ele teve dificuldades em não misturar as suas contas pessoais com as da empresa. Ao dar início a um empreendimento, é fundamental ter controle financeiro para não ir à falência e, por essa razão, Juliano teve que separar os seus gastos pessoais das finanças de sua companhia.

Ao estudar sobre o assunto, ele descobriu que o dinheiro do caixa pertence ao negócio e deve ser utilizado para realizar melhorias e pagar as contas do empreendimento. Para não errar, ele passou a seguir um planejamento financeiro, considerando contas a pagar e a receber, e estabeleceu um pró-labore mensal para si.

3. Conquistar e fidelizar clientes

Conquistar clientes é mais um dos desafios de empreender, portanto, é fundamental pensar no público-alvo da empresa ainda na fase de planejamento.

Juliano, além de planejar sobre a clientela, considerando a demanda e as necessidades da sua região, também pensou em como fidelizar esses clientes após conquistá-los. Para tanto, ele criou canais de comunicação a fim de manter um relacionamento com os consumidores e garantir o sucesso do negócio.

4. Gerir funcionários

Com o crescimento da sua empresa, Juliano viu a necessidade de contratar funcionários, no entanto, gerir outras pessoas não é uma tarefa fácil.

Para enfrentar esse desafio, ele buscou capacitar-se e realizou cursos na área de Recursos Humanos. A partir daí, aprendeu sobre gestão de pessoas e compreendeu como conduzir sua equipe para obter o sucesso desejado.

5. Adquirir conhecimento sobre o mercado de atuação

Por fim, todas as informações que Juliano obteve (e que foram essenciais para o sucesso do seu negócio) foram em razão do seu desejo constante de adquirir conhecimento sobre o seu mercado de atuação. Além disso, ele também precisou ter muita persistência e não desistir em tempos difíceis — que são comuns.

Com o objetivo de preparar-se para gerir o seu empreendimento, Juliano buscou adquirir conhecimento realizando outro curso profissionalizante que pudesse ajudá-lo, o de Administração de Pequenas Empresas. As aulas o ensinaram a lidar com elaboração de documentos administrativos e comerciais, administração financeira, gestão estratégica, entre outros pontos que são fundamentais para que uma empresa obtenha sucesso.

Por isso, se você também sonha em ter o seu próprio negócio, faça como o Juliano e busque por capacitação profissional, pois essa é a melhor maneira de enfrentar os desafios de empreender!

Se você tem vontade de abrir um negócio e se interessa pelo ramo automotivo, continue a visita em nosso blog e aprenda 5 dicas para empreender com oficina mecânica de automóveis!

Escreva um comentário