Powered by Rock Convert

Pedro buscava uma oportunidade de trabalho. Antes de tentar qualquer vaga, ele aprimorou habilidades, de forma que seu currículo contava com um grande diferencial: o curso profissionalizante de administração comercial e gestão financeira. Assim, após se candidatar a algumas vagas, o jovem foi convidado para participar de uma seleção, mas precisava entender como se preparar para entrevista de emprego.

Apesar de haver segmentos, organizações e cargos diferenciados, a lógica da entrevista costuma ser semelhante: os recrutadores querem identificar os profissionais mais bem-preparados. Caso precise de uma ajudinha nesse assunto, basta acompanhar este post.

A seguir, você descobrirá como obter sucesso por meio de 4 passos que Pedro seguiu. Confira!

1. Pesquise sobre a empresa

Antes da entrevista, Pedro fez uma extensa pesquisa na internet sobre a X Corporações (instituição que o convidou para a entrevista). Visitou os perfis dela no LinkedIn e no Facebook para saber como a empresa se posiciona no mercado e interage com o público. Também descobriu qual é a linguagem utilizada e qual é o conteúdo que ela costuma divulgar.

Além disso, o nosso candidato fez uma busca para identificar as principais notícias veiculadas sobre o negócio e, no site da organização, aprendeu tudo sobre o histórico dela e os clientes atendidos. Pedro sabia que não poderia chegar para a avaliação somente com informações superficiais. Sua vontade era fazer a diferença e ele conseguiu.

Ao consumir os produtos previamente, visitar a unidade e conversar com colaboradores antes do grande dia, o processo produtivo estava na ponta da língua.

Como é muito visual, o candidato precisou criar um mapa mental sobre o funcionamento do seu futuro local de trabalho. Cheio de segurança, não hesitou em responder as perguntas com riqueza de detalhes, fazendo com que os entrevistadores criassem uma imagem positiva a seu respeito.

Powered by Rock Convert

2. Faça perguntas

Apesar de toda a pesquisa, Pedro ainda tinha algumas dúvidas sobre os pormenores da organização. Por isso, na entrevista, fez questionamentos sobre o cargo, as equipes e os projetos mais recentes da empresa. Então, suas perguntas serviram para deixar bem claro o seu interesse no cargo e complementaram todos os conhecimentos adquiridos.

Tal atitude foi benéfica para os dois lados. Enquanto Pedro amadureceu as suas ideias e adquiriu mais conhecimento do negócio, os entrevistadores perceberam que estavam frente a frente com uma pessoa interessada, inteligente e que fazia questão de saber tudo sobre algo antes de mergulhar de cabeça na nova empreitada. Era exatamente o que eles estavam procurando.

3. Fale a verdade

Como já tinha passado por inúmeros processos seletivos, Pedro não pensou em mentir. Ele sabia que os recrutadores são pessoas treinadas para perceber deslizes e contradições. Com isso, evitou exageros e procurou se mostrar precisamente como é, ou seja, alguém com qualidades e defeitos.

O que fez a diferença foi o autoconhecimento sobre suas habilidades e também sobre os aspectos que precisam ser desenvolvidos. Pedro soube ressaltar suas competências, citando exemplos de experiências anteriores, e mostrar o que ele estava fazendo para controlar sua ansiedade (atividades físicas e coaching).

4. Atente para a maneira de se portar

Antes da entrevista, Pedro identificou como os funcionários se vestiam na organização. Dessa forma, ele foi para avaliação vestido como os seus colegas de profissão que atuavam lá, com trajes formais. A intenção foi se mostrar exatamente com um dos membros da organização, sendo condizente com a imagem que ela deseja passar.

A experiência do candidato também o ajudou a ter cuidado com a postura corporal. Ele estava seguro, não roeu unhas ou mascou chicletes, nem gaguejou quando foi questionado. De modo tranquilo foi, aos poucos, mostrando para os avaliadores como era a melhor pessoa para a vaga. Ao final do encontro, recebeu a resposta de que começaria na semana seguinte.

Esperamos que você tenha tirado lições dessa história sobre como se preparar para entrevista de emprego. Ao seguir os passos apresentados, um destino muito semelhante ao de Pedro estará a sua frente. Busque o desenvolvimento contínuo, prepare-se e esteja atento a novas oportunidades.

Que tal aproveitar a visita e conhecer quatro dicas infalíveis para ter motivação no trabalho?

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário